SIBSIB

Uma conquista política da ilustração

Eis uma boa notícia para a ilustração brasileira, segundo o texto de Luiz Judah aqui partilhado pelo associado da SIB Marcelo Lopes, ambos integrantes do Clube do Aro, na cidade de Curitiba, no Paraná.

O que isso significa conquistar uma cadeira no Conselho Municipal de Cultura?

Pela primeira vez na história da cidade, graça aos Clube do Aro e outros ilustradores curitibanos, a Ilustração é reconhecida pelo Poder Público como um Setor artístico singular, desvinculado do Setor de Artes Visuais. Isso significa que, além de seus ocupantes participarem das decisões dos rumos da cultura na cidade, abrem-se perspectivas inéditas, tais como o lançamento de editais para ilustração e HQs, a criação de um Museu da Ilustração, a oferta de cursos específicos nas grades currículares, regulamentação e entre outras possiblidades.

Trata-se de uma conquista definitiva, que garante a participação política dos ilustradores pelos próximos dez anos. Na ocasião propícia, mais adiante, anunciaremos o plano de gestão oficial para os próximos dez anos. De qualquer forma, podemos adiantar que a Ilustração será considerada como um Setorial Cultural, o que nos permitirá eleger 1 representante e 1 suplente para integrar o Conselho Municipal de Política Cultural, pelo qual os representantes poderão acompanhar, votar e fiscalizar a Fundação Cultural, bem como participar da composição com outros 29 representantes do colegiado setorial de Curitiba, das áreas de teatro, moda, design, musica, dança e outros. 

Quem desejar saber mais, pode conferir o post na página Facebook do Clube do Aro.

Além do associado da SIB Marcelo Lopes, os outros membros delegados participantes das Conferências são Antonio Eder, Luiz Henrique Jyudah Silva Jacarelli, Walkir Fernandes, Natan, Ser Cabral, Fabrizio Andriani, Diéquison Frique, Tatiani Santos, Fulvio Pacheco e Osmar Ritter jr.

cadeira

Comments are closed.

SIB NEWS

O autor-ilustrador Orlando Pedroso lança o livro GORDINHAS, com prefácio da cartunista e chargista Laerte. Dia 28/11, às 19h30 no Bar Genial, na Vila Madalena, na capital paulista. Convite feito!


O ilustrador, infografista e designer gráfico Caco Bressane atesta o quanto é enriquecedor colaborar com projetos profissionais que envolvem um time de colaboradores. Algumas dessas demandas podem fortalecer os…


Alexandre Rampazzo e Mauricio Negro convidam para o bate-papo e autógrafos dos respectivos lançamentos no sábado, 18/11, às 17h00, na 5º edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, na Faculdade Zumbi dos Palmares, na capital paulista. Às 14h00 Negro também participa da mesa “Depois que o Samba é Samba” com Paulo Lins, Martinho da Vila, João Batista de Medeiros Vargens e Duca Rachid, com mediação de Chiquinho de Assis. Compareça!


Exposição de artes gráficas na programação oficial do CEDHU Piracicaba. Artistas brasileiras e estrangeiras mostram suas produções no âmbito das comemorações e reflexões do Dia Internacional da Mulher. Inscrições abertas!


Que tal desenhar, escrever e um pouco mais enquanto se encanta pela paisagem da Chapada Diamantina? Confira aqui e veja como participar dessa rara experiência!


ver todos