SIBSIB

Repercussão: Carta Aberta SIB pela ilustração

__________________________________________________________________________________________________________________________________

SEXTA-FEIRA, 01/08: Carta aberta SIB recebe o apoio da AELIJ:

Ilustradores e escritores das duas associações estão de acordo e pedem mudanças

Por reconhecer a pertinência pela melhor avaliação da ilustração nos concursos e prêmios literários, a diretoria da Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – AEILIJ manifesta o seu apoio e também assina a CARTA ABERTAEstão juntas pelo tema, portanto, as duas associações mais representativas e atuantes do segmento editorial. A AEILIJ pretende contribuir na divulgação do tema, de todas as maneiras, como tem sido feito pela SIB. Colabore, compartilhe e participe você também.

* Conheça o teor da CARTA ABERTA.

TERÇA-FEIRA, 29/07: no PublishNews:

Os ilustradores e as premiações

Foi hoje publicado um artigo assinado por Leonardo Neto, no endereço virtual mais conhecido do mercado editorial, que faz referência à reflexão sobre a avaliação da ilustração nos concursos e prêmios literários. O texto explicita que a “Sociedade dos Ilustradores do Brasil questiona critérios usados em premiações brasileiras”. Na verdade, não se trata de um questionamento exclusivo dos ilustradores associados. A SIB apenas tem sido uma interlocutora, de associados e não associados, de ilustradores e mesmo de escritores, que desejam melhorar a percepção crítica geral sobre o papel da imagem narrativa no panorama editorial brasileiro, como ocorre há anos em muitos países de sólida produção literária. Seja como for, naturalmente agradecemos a oportunidade de divulgação concedida. Os argumentos de muitos colegas de livros foram reunidos e organizados no formato de uma carta aberta. Para conhecer a íntegra do artigo da PublishNews clique AQUI.

* Conheça o teor da CARTA ABERTA.

SEGUNDA-FEIRA, 28/07: no blog Estante de Letrinhas (do Estadão):

Ilustradores brasileiros questionam critérios de premiações.

Leia o ARTIGO COMPLETO (Conheça o teor da CARTA ABERTA). A jornalista Bia Reis selecionou alguns convidados a se procunciarem sobre o teor da carta aberta. A seguir, publicamos a mais relevante manifestação recebida até o momento. Agradecemos pela compreensão, percepção e apoio inaugural de Marisa Lajolo. Vamos torcer por outros desdobramentos.

“Em primeiro lugar, obrigada pela contribuição que a carta aberta traz. Ela é muito sugestiva e não apenas para questões relativas ao Prêmio Jabuti, mas para uma reflexão mais aprofundada sobre livros, particularmente os destinados a crianças e jovens.

Livros são objetos que se alteram ao longo do tempo: do manuscrito ao impresso, ao pocket e ao ebook, a humanidade presenciou (e viveu como leitora) incríveis alterações naquilo que Fernando Pessoa definiu uma vez como “papéis pintados com tinta”. Particularmente os profissionais envolvidos com o mundo livresco têm de constantemente refazer as relações que com eles estabelecem.

A articulação de linguagens – a verbal e a visual – na realidade se faz presente em qualquer livro e é significativa, se acreditarmos que, por exemplo, capa, projeto gráfico e ilustração são também elementos produtores de sentido. Daí serem pertinentes as reflexões que a carta faz relativamente à possibilidade de prêmios destinados aos gêneros infantil e juvenil contemplarem a íntegra do objeto livro, e não cada uma das linguagens que o constituem.

Reiterando a afirmação que abre este texto, agradecemos as considerações da carta aberta: elas são extremamente oportunas e – quando pertinentes- estão sendo tomadas em consideração pela CBL nas discussões ora em curso sobre o Prêmio Jabuti.”

* Depoimento de Marisa Lajolo, professora de Literatura, crítica literária, ensaísta, autora e curadora do Prêmio Jabuti, em resposta à reflexão promovida pela SIB.

Comments are closed.

SIB NEWS

O autor-ilustrador Orlando Pedroso lança o livro GORDINHAS, com prefácio da cartunista e chargista Laerte. Dia 28/11, às 19h30 no Bar Genial, na Vila Madalena, na capital paulista. Convite feito!

O ilustrador, infografista e designer gráfico Caco Bressane atesta o quanto é enriquecedor colaborar com projetos profissionais que envolvem um time de colaboradores. Algumas dessas demandas podem fortalecer os…

Alexandre Rampazzo e Mauricio Negro convidam para o bate-papo e autógrafos dos respectivos lançamentos no sábado, 18/11, às 17h00, na 5º edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, na Faculdade Zumbi dos Palmares, na capital paulista. Às 14h00 Negro também participa da mesa “Depois que o Samba é Samba” com Paulo Lins, Martinho da Vila, João Batista de Medeiros Vargens e Duca Rachid, com mediação de Chiquinho de Assis. Compareça!

Exposição de artes gráficas na programação oficial do CEDHU Piracicaba. Artistas brasileiras e estrangeiras mostram suas produções no âmbito das comemorações e reflexões do Dia Internacional da Mulher. Inscrições abertas!

Que tal desenhar, escrever e um pouco mais enquanto se encanta pela paisagem da Chapada Diamantina? Confira aqui e veja como participar dessa rara experiência!

ver todos