SIBSIB

Portifólio/ Charivari

 

O grupo Charivari inaugura o projeto Portifólio, do Sesc Santos, cuja proposta é apresentar coletivos de jovens artistas. Fazem parte do evento a exposição panorâmica do grupo, o lançamento do quarto número da publicação, oficinas e bate-papo. 

Charivari é um grupo de artistas visuais que trabalha com ilustração e busca espaço de experimentação e discussão. Teve início em 2005 com uma publicação de mesmo nome e cujo tema foi “Sexo e Circo". O Charivari é formado pelos ilustradores e associados da SIB Andrés Sandoval, Daniel Bueno, Fabio Zimbres, Fernando Vilela, Laura Teixeira e Luana Geiger. Também compõe o coletivo os artistas Bel Falleiros, Fernando de Almeida, José Silveira, Madalena Elek, Marcelo Salum, Mariana Zanetti e Silvia Amstalden

O nome do grupo é inspirado em uma publicação francesa de 1832 onde participaram artistas como Daumier. A palavra vem do francês e significa "algazarra, alvoroço". A expressão ainda é usada por artistas circenses para designar uma apresentação que inicia ou finaliza um espetáculo e que consiste numa seqüência de saltos acrobáticos na qual dão uma amostra do que sabem fazer de melhor.

Apesar de não ter um tema específico, a Charivari 4 mostra a experimentação gráfica com bolinhas de papel adesivo que foram utilizadas por todos os artistas participantes. "Os desenhos foram pensados para apresentar algum movimento quando colocados em sequência, ou seja, há um deslocamento da área com maior concentração de bolinhas de imagem para imagem", revela o ilustrador Daniel Bueno.

 

 

SERVIÇO:

Portifólio/ Charivari. Lançamento da revista Charivari 4 com exposição do colectivo, oficinas e bate-papo. Sesc Santos, Rua Conselheiro Ribas, 136, Santos, SP. Abertura 14 de julho, as 20h. Visitação de 14 de julho a 21 de agosto de 2011. Terça a sexta das 10h as 21:30h. Fim de semana e feriados das 10h as 18:30h

Comments are closed.

SIB NEWS

O autor-ilustrador Orlando Pedroso lança o livro GORDINHAS, com prefácio da cartunista e chargista Laerte. Dia 28/11, às 19h30 no Bar Genial, na Vila Madalena, na capital paulista. Convite feito!


O ilustrador, infografista e designer gráfico Caco Bressane atesta o quanto é enriquecedor colaborar com projetos profissionais que envolvem um time de colaboradores. Algumas dessas demandas podem fortalecer os…


Alexandre Rampazzo e Mauricio Negro convidam para o bate-papo e autógrafos dos respectivos lançamentos no sábado, 18/11, às 17h00, na 5º edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, na Faculdade Zumbi dos Palmares, na capital paulista. Às 14h00 Negro também participa da mesa “Depois que o Samba é Samba” com Paulo Lins, Martinho da Vila, João Batista de Medeiros Vargens e Duca Rachid, com mediação de Chiquinho de Assis. Compareça!


Exposição de artes gráficas na programação oficial do CEDHU Piracicaba. Artistas brasileiras e estrangeiras mostram suas produções no âmbito das comemorações e reflexões do Dia Internacional da Mulher. Inscrições abertas!


Que tal desenhar, escrever e um pouco mais enquanto se encanta pela paisagem da Chapada Diamantina? Confira aqui e veja como participar dessa rara experiência!


ver todos