SIBSIB

Mestres da gravura: Coleção Fundação Biblioteca Nacional

Mestres da Gravura – Coleção Fundação Biblioteca Nacional reúne 171 obras de 81 gravadores estrangeiros. São quatro séculos de gravura, do século 15 ao 18, com o testemunho de obras de mestres inegáveis como Albrecht Dürer (Alemanha), Rembrandt Harmenszoon van Rijn (Holanda), Giovanni Battista Piranesi (Itália), Jacques Callot (França), William Hogarth (Inglaterra) e Francisco José de Goya y Lucientes (Espanha). A concepção do projeto, pesquisa e seleção de obras é de Fernanda Terra, curadora, historiadora de arte e mestre em Museologia e Patrimônio na Divisão de Iconografia da Biblioteca Nacional.

image001

A publicação é subdivida em oito coleções, organizadas por ordem cronológica de nascimento dos artistas. Além disso, o leitor encontrará também os artigos “Mestres da gravura: Coleção Biblioteca Nacional”, resultado da pesquisa de Fernanda Terra e “Breve história da biblioteca: entre livros e símbolos”, escrito pela historiadora Lilia Moritz Schwarcz. A obra inclui ainda um texto do Presidente da FBN Renato Lessa: Manter o passado no futuro, e por fim, um texto da Divisão de Iconografia, assinado por Monica Carneiro Alves e Monica Velloso Azevedo: A Iconografia na Biblioteca Nacional. A publicação é uma edição da Artepadilla e coedição da Caramurê Publicações e da Fundação Biblioteca Nacional. Patrocínio da Global Participações em Energia – GPE e Centrais Elétricas Potiguar – CEP através da Lei Rouanet/ Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

As gravuras pertencem à Real Biblioteca de Portugal,  cujo acervo foi trazido para o Brasil em 1810, dando origem à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, considerada pela UNESCO uma das dez maiores do mundo e a maior da América Latina.

Estão programadas novas apresentações da coleção em exposições com curadoria de Fernanda Terra no Palácio das Artes/Fundação Clovis Salgado, em Belo Horizonte, de 29 de abril a 22 de junho de 2014; e no Museu de Arte da Bahia, em Salvador, de 8 de julho a 31 de agosto de 2014, com patrocínio da Petrobras.

Mestres da Gravura – Coleção Fundação Biblioteca Nacional

Lançamento

Onde: Rua México, s/n, nCentro – Rio de Janeiro, RJ

Quando: quarta-feira, 11/12/13, às 18h30 (bate-papo com a autora Fernanda Terra e convidados, às 17h00, no Auditório)

Telefone.: 55 21 3095-3879

Comments are closed.

SIB NEWS

O autor-ilustrador Orlando Pedroso lança o livro GORDINHAS, com prefácio da cartunista e chargista Laerte. Dia 28/11, às 19h30 no Bar Genial, na Vila Madalena, na capital paulista. Convite feito!


O ilustrador, infografista e designer gráfico Caco Bressane atesta o quanto é enriquecedor colaborar com projetos profissionais que envolvem um time de colaboradores. Algumas dessas demandas podem fortalecer os…


Alexandre Rampazzo e Mauricio Negro convidam para o bate-papo e autógrafos dos respectivos lançamentos no sábado, 18/11, às 17h00, na 5º edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, na Faculdade Zumbi dos Palmares, na capital paulista. Às 14h00 Negro também participa da mesa “Depois que o Samba é Samba” com Paulo Lins, Martinho da Vila, João Batista de Medeiros Vargens e Duca Rachid, com mediação de Chiquinho de Assis. Compareça!


Exposição de artes gráficas na programação oficial do CEDHU Piracicaba. Artistas brasileiras e estrangeiras mostram suas produções no âmbito das comemorações e reflexões do Dia Internacional da Mulher. Inscrições abertas!


Que tal desenhar, escrever e um pouco mais enquanto se encanta pela paisagem da Chapada Diamantina? Confira aqui e veja como participar dessa rara experiência!


ver todos