SIBSIB

Brasileiros premiados no 17th Porto Cartoon 2015

Cartuns brasileiros foram premiados na décima sétima edição do Porto Cartoon 2015. Dálcio Machado ficou em primeiro lugar e Luiz Carlos Fernandes recebeu a menção honrosa do Prêmio Ernest Hemingway. Renato Aroeira, por sua vez, ficou com o terceiro Prêmio Cristiano Ronaldo, que teve ainda menções honrosas para o associado da SIB Osvaldo DaCosta e para Luiz Carlos Fernandes.

Menção Honrosa Prêmio Cristiano Ronaldo / PortoCartonn XVII para o associado da SIB Osvaldo DaCosta

Menção Honrosa Prêmio Cristiano Ronaldo/PortoCartoon XVII para o associado da SIB Osvaldo DaCosta.

“O Museu Virtual do Cartum é um projecto do Museu Nacional da Imprensa, que se insere na distinção estratégica que tem sido dada à caricatura e ao cartum desde 1997, data de abertura. O PortoCartoon é a expressão mais internacional da linha estratégica seguida e que inclui agora este Museu Virtual do Cartum e, mais tarde, a Galeria Internacional do Cartum. O museu virtual “aberto” aos cibernautas em 4 de Novembro de 2005 é um projecto em construção e certamente interminável. Pretende-se que, progressivamente, ele vá mostrando ao mundo cada vez mais peças e informações sobre o passado, o presente e o futuro da arte multisecular da caricatura. Pretende-se valorizar a linguagem universal do cartoon, numa linha de excelência do humor. Do passado ao presente. E na certeza de que é inextinguível a capacidade humana de rir e fazer rir, mais antiga do que os vestígios deixados nas cavernas pré-históricas. Nesta perspectiva, este museu é também um espaço aberto a sugestões e contributos que o valorizem. Todos serão bem-vindos. Franquear este museu é também tornar ainda mais universal a linguagem do cartoon.”

Luís Humberto Marcos, Director do Museu Nacional da Imprensa

Comments are closed.

SIB NEWS

O autor-ilustrador Orlando Pedroso lança o livro GORDINHAS, com prefácio da cartunista e chargista Laerte. Dia 28/11, às 19h30 no Bar Genial, na Vila Madalena, na capital paulista. Convite feito!


O ilustrador, infografista e designer gráfico Caco Bressane atesta o quanto é enriquecedor colaborar com projetos profissionais que envolvem um time de colaboradores. Algumas dessas demandas podem fortalecer os…


Alexandre Rampazzo e Mauricio Negro convidam para o bate-papo e autógrafos dos respectivos lançamentos no sábado, 18/11, às 17h00, na 5º edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, na Faculdade Zumbi dos Palmares, na capital paulista. Às 14h00 Negro também participa da mesa “Depois que o Samba é Samba” com Paulo Lins, Martinho da Vila, João Batista de Medeiros Vargens e Duca Rachid, com mediação de Chiquinho de Assis. Compareça!


Exposição de artes gráficas na programação oficial do CEDHU Piracicaba. Artistas brasileiras e estrangeiras mostram suas produções no âmbito das comemorações e reflexões do Dia Internacional da Mulher. Inscrições abertas!


Que tal desenhar, escrever e um pouco mais enquanto se encanta pela paisagem da Chapada Diamantina? Confira aqui e veja como participar dessa rara experiência!


ver todos