SIBSIB

As Ovelhas Negras batem papo

1617578_593707587386346_44663396_o

Velha guarda do humor gráfico traz debate e lançamento para a Gibiteca de Santos

No do dia 22 de março, a partir das 17h30, a Gibiteca Municipal “Marcel Rodrigues Paes” vai relembrar o tempo em que o humor gráfico era uma das armas mais usadas contra a ditadura. E com a presença de verdadeiros mestres desta arte: Geandré, Fausto Bergocce e o associado da SIB Osvaldo Da Costa. Eles fazem um debate sobre o jornal “Ovelha Negra”, editado por Geandré nos anos 70, e sobre o papel do humor gráfico nas artes. Fausto também aproveita para lançar seu mais recente trabalho, o livro de cartuns “Uns e Outros”.

O cartunista santista Geandré (Arlindo Rodrigues) começou sua carreira no jornal A Tribuna ainda no início da década de 60, mas ficou famoso ao editar um jornal só de cartuns, o “Ovelha Negra”, em 1976. Mesmo tendo vida curta por conta da ditadura militar, o trabalho rendeu ao cartunista prêmios e homenagens. Sem dúvida, um dos trabalhos mais importantes no humor gráfico brasileiro em todos os tempos.

Osvaldo Da Costa é ilustrador, desenhista de humor, professor universitário e Mestre em Comunicação na Universidade São Caetano do Sul – USCS. Já participou de inúmeros Salões de Humor, como o de Piracicaba, Muestra de Humor Gráfico de Valência (Espanha), PortoCartoon World Festival (Portugal), etc., sendo premiado em muitos deles. É organizador do Sketchcrawl Santos, maratona de desenhos que acontece na cidade desde 2009 e curador e idealizador do Salão Dino de Humor do Litoral Paulista.

Chargista e ilustrador, Fausto Bergocce (ou simplesmente, Fausto, como assina seus trabalhos), veio do interior para São Paulo em 1964 e já em 1972 começou a trabalhar no Diário de Guarulhos, onde publicou seus primeiros trabalhos. Daí para frente, Fausto trabalhou como ilustrador, desenhista de quadrinhos e chargista na Folha de S. Paulo e em várias outras publicações, inclusive do movimento sindical durante o período de resistência contra a ditadura militar. Em 1986 passou a ser ilustrador do Popular da Tarde e do Diário Popular, que depois virariam o Diário de S.P.

O encontro, que tem entrada gratuita, acontece neste sábado, dia 22, a partir das 17h30 na própria Gibiteca, que fica no Posto 5, na avenida da praia, bem em frente à rua Oswaldo Cruz e funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, e aos sábados e domingos, das 9 às 13h, com horários alternativos em dias de eventos.

Comments are closed.

SIB NEWS

O autor-ilustrador Orlando Pedroso lança o livro GORDINHAS, com prefácio da cartunista e chargista Laerte. Dia 28/11, às 19h30 no Bar Genial, na Vila Madalena, na capital paulista. Convite feito!


O ilustrador, infografista e designer gráfico Caco Bressane atesta o quanto é enriquecedor colaborar com projetos profissionais que envolvem um time de colaboradores. Algumas dessas demandas podem fortalecer os…


Alexandre Rampazzo e Mauricio Negro convidam para o bate-papo e autógrafos dos respectivos lançamentos no sábado, 18/11, às 17h00, na 5º edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, na Faculdade Zumbi dos Palmares, na capital paulista. Às 14h00 Negro também participa da mesa “Depois que o Samba é Samba” com Paulo Lins, Martinho da Vila, João Batista de Medeiros Vargens e Duca Rachid, com mediação de Chiquinho de Assis. Compareça!


Exposição de artes gráficas na programação oficial do CEDHU Piracicaba. Artistas brasileiras e estrangeiras mostram suas produções no âmbito das comemorações e reflexões do Dia Internacional da Mulher. Inscrições abertas!


Que tal desenhar, escrever e um pouco mais enquanto se encanta pela paisagem da Chapada Diamantina? Confira aqui e veja como participar dessa rara experiência!


ver todos