SIBSIB

Programação FLIP 2017 no PublishNews

publishnews

Já foi anunciada a programação da Casa PublishNews (Rua do Comércio, 13), lá em Paraty. Em 2016, aconteceram seis mesas. E dessa vez, terá ainda mais! Serão 15 mesas no total, das quais participarão grandes cabeças do segmento para debater temar importantes para o universo literário, como o estado da arte da indústria do livro no país, as tendências, mudanças, desafios e alternativas para o futuro. No final de cada dia, o espaço funcionará como um ponto de encontro do mercado, com happy hours diários – patrocinados por International Paper, RR Donnelley e Metabooks – e com a cerveja por conta da Casa PublishNews.

Para quem chegar antes em Paraty – quarta-feira (26/07), a partir das 18h30 – a Metabooks e a Feira do Livro de Frankfurt receberão convidados para um coquetel para profissionais do mercado.

A programação de mesas começa para valer na quinta-feira (27/07). Das 11h30 às 12h30, a mesa Livros que viajam vai debater os principais desafios e oportunidades para se levar a literatura brasileira para o exterior. O debate, mediado por Simone Paulino (Nós), contará com a participação de Marifé Boix, vice-presidente da Feira do Livro de Frankfurt; Leonardo Tonus, professor da Universidade de Sorbonne e organizador do festival europeu Printemps Littéraire Brésilien, e Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, representando a Câmara Brasileira do Livro e o Brazilian Publishers. Muito se fala da Amazon, mas a verdade é que o mercado de livros é muito mais amplo do que sugere a vã filosofia de Seattle. A partir das 14h, Camila Cabete (Kobo), Cindy Carvalho (Bookwity), Raphael Secchin (Bibliomundi) vão demonstrar isso na mesa Pensando fora da Amazon, que contará com a mediação de Carlo Carrenho. Juntos, eles vão mostrar o que outras empresas estão fazendo tanto no Brasil quanto no exterior.

Casa PublshNews | © Lima Andruška

Casa PublishNews FLIP 2017 | © Lima Andruška

Na sequência, das 15h às 16h, representantes do Sesc, Sesi, Senac e Senai vão falar sobre a atuação dessas organizações na edição de livros, evidenciando qual o papel das entidades na produção editorial brasileira, suas estratégias e quais as suas peculiaridades. Participam dessa mesa Rodrigo Faria e Silva (Sesi-SP Editora e Senai), Marcos Lepiscolo (Sesc-SP Edições) e Jeane Passos (Editora Senac São Paulo), com mediação de Leonardo Neto, editor do PublishNews.

Ainda na quinta-feira, a partir das 16h30, a mesa A arte de fazer livros vai mostrar a importância que as indústrias gráfica, de papel e as empresas de produção editorial têm na cadeia do livro. Nessa mesa, os participantes vão apresentar ainda uma surpresa para os presentes. Quem viver verá. Na mesa estarão: Luis Carlos Lopes (RR Donnelley) e Silvia Rebello (BR75), com mediação de Carlo Carrenho.

Esquentando para o Happy Hour do Avena, que na quinta é patrocinado pela International Paper, fabricante do Papel Chambril Avena, o escritor Eduardo Alves da Costa abre uma novidade da programação da Casa PublishNews, o Papo de Boteco. Em uma conversa informal com o seu editor, Rodrigo Faria e Silva, o autor do do clássico No caminho, com Maiakóvski, vai falar sobre a sua obra, que está sendo resgatada pela Sesi-SP. A mesa começa às 18h. A partir das 18h30, a cerveja já estará liberada para o primeiro Happy Hour do Avena.

A programação de sexta-feira (28) será aberta com a mesa Estatística também é literatura: os números do mercado, a partir das 11h30.

Tudo isso e mais a programação oficial e completa da FLIP 2017. Clique e confira aqui!

Quer saber mais? Acesse o site da PublishNews aqui!

E tudo mais sobre a FLIP 2017 aqui!

Comments are closed.

SIB NEWS

O consagrado curso de design de livro, ministrado por Raquel Matsushita – com palestras de Moema Cavalcanti e Rubens Lima e oficina tipográfica com Andre Hellmeister –, começa agora em agosto, na capital paulista. Inscrições até 22/08!


No segundo semestre deste ano tem curso com Isabel Lopes Coelho e Mell Brites no Instituto Tomie Ohtake, de 07/08 a 23/10. Reserve já, porque são apenas 25 vagas!


Confira só a programação de oficinas sobre narração com imagens, práticas e teóricas, em Sampa. Tem ilustração + design (Raquel Matsushita), ilustração + liberdade de desenhar (Orlando Pedroso), ilustração étnica (Mauricio Negro) e ilustração + quadrinhos (Fábio Moon). Em agosto, não perca!


o processo criativo dos ilustradores Andrés Sandoval, Angela Lago, Eva Furnari, Roger Mello, Renato Moriconi, Nelson Cruz e Javier Zabala. Exposição no Sesc Santo André: “Linhas de Histórias – O Livro Ilustrado em Sete Autores”, de 8/07 a 26/11.


Worshops de sistemas gráficos, ilustração, criatividade e ruptura de estereótipos visuais. Na capital paulista, de 17 a 21 de julho, no Espaço das Três, em Perdizes. Reserve a sua vaga para as duas oficinas!


ver todos