SIBSIB

Pelo conjunto da obra, FCLopes premiado no XXII SIDI 2014

A-ARTE

O ilustrador e associado da SIB FCLopes foi premiado, na categoria Ilustração, pelo “conjunto da obra”, no XXII Salão Internacional de Desenho de Imprensa de Porto Alegre.  

Fernando Lopes também lançou recentemente o livro Fernando Lopes – a arte de ilustrar. Trata-se de um livro-catálogo que reúne mais de 200 ilustrações produzidas em seus 30 anos de vida profissional. A obra tem curadoria da doutora em história da arte, Graça Ramos, apresentação do artista plástico Roberto Magalhães e projeto gráfico do designer Pablo Julio. As imagens, ao mesmo tempo contemporâneas, dramáticas e poéticas, prometem deleitar os admiradores do trabalho do artista e servir como referência aos aficionados à arte da ilustração.

A edição do livro-catálogo possibilita, pela primeira vez, o contato do público com o conjunto da obra do artista, até então apresentada em edições esparsas. As ilustrações jornalísticas estão em destaque. É o espaço onde sua arte acontece com maior freqüência e visibilidade. Nelas, o ilustrador traduz o que há de poético, trágico e brutal na natureza humana. Com elas, o artista conquistou cinco vezes o Prêmio Vladimir Herzog na categoria Arte, além de menção honrosa no Ranan Lurie Political Cartoon Awards, das Nações Unidas, entre outros prêmios. Fernando realizou selos postais homenageando personalidades como Ayrton Senna, Jorge Amado e o Papa Francisco II. Entre os livros ilustrados destaca-se O Equilibrista, da Editora Ática, escrito por Fernanda Lopes de Almeida. O livro inclui também algumas ilustrações médicas, produzidas em 10 anos de trabalho no hospital Sarah Kubitschek.

Nos desenhos de Fernando Lopes ecoam vestígios de sua descoberta do mundo, do lirismo da adolescência aos trágicos anos da ditadura no Chile, onde morou com a família. Em 1971, primeiro ano do governo de Salvador Allende, na capital, Santiago, Fernando conheceu, aos 14 anos, o criador da Biodança, Rolando Toro, psicólogo e poeta. Rolando encantou-se com os desenhos do jovem artista, e promoveu sua primeira exposição.

 

"Contemplação"

 

“Sempre desenhei.

Desenhar, para mim, é uma espécie de refúgio,

um espaço onde encontro liberdade para refletir”.

Fernando Lopes

Para a curadora, Graça Ramos, o trabalho de Fernando Lopes é pontuado por contrastes: “… se a construção de seres deformados, que representam mazelas do humano, se torna marca referencial, também há, na trajetória de Fernando, espaço para o lírico, entrevisto em ilustrações cotidianas veiculadas na mídia e em outros contextos criativos”.

O XXII Salão Internacional de Desenho de Imprensa de Porto Alegre (SIDI) na Usina do Gasômetro foi encerrado em 27/04. O SIDI, que este ano homenageou Rafael Corrêa, visa estimular e divulgar a expressão gráfica aplicada à imprensa, além de atribuir premiações a suas cinco categorias: Cartum, Charge, HQ, Caricatura e Ilustração Editorial. 

Durante seus 22 anos de atividade o salão se consolidou como um dos principais meios de promoção e divulgação do produto gráfico brasileiro, além de contar com a participação de artistas gráficos de países como China, Turquia, Alemanha, Ucrânia e Estados Unidos, entre outros.

Neste ano o salão ocupou três espaços da Usina do Gasômetro: a Galeria Iberê Camarco, com o cartunista homenageado Rafael Corrêa, autor do personagem de tirinhas Artur, o Arteiro, com o qual tem dois livros publicados: Direto pro SOE! (2006) e Piolhos Invaders (2007). Rafael também é editor do zine Rato Falho e ganhou prêmios em salões de cartum no Brasil e pelo mundo.

Na galeria do 4° andar aconteceu a Mostra Quadrinhos Originais, com o objetivo de apresentar ao público uma parte não conhecida do processo de criação de HQs, com a exibição de originais de trabalhos já publicados ou ainda em andamento. Nomes já consolidados dos quadrinhos, bem como novos e promissores artistas emprestaram seu talento ao evento, mapeando a produção das HQs autorais gaúchas. Na inauguração da mostra, houve inclusive uma Feira de Quadrinhos com os trabalhos dos artistas em exposição. A galeria dos Arcos com os premiados e menções honrosas das 5 categorias do 22º SIDI.

Premiados

Caricatura: Cristiano Teles Corrêa com o trabalho Pepe Mujica

Cartum: Makhmudjon Eshonkulov com Shark

Charge: Renato Machado Gonçalves com O país da copa

História em quadrinhos: Alisson Ortiz Affonso com Big River Blues

Ilustração Editorial: Fernando de Castro Lopes pelo conjunto da obra

Menções honrosas

Caricatura: Marcos de Souza com Mandela

Cartum: Evandro Alves com o trabalho Dominó

Charge: Evandro Alves com Jogo dos 400 Anos de Erros

História em quadrinhos: Alexandre Carvalho da Rosa com O Sótão

Ilustração Editorial: Weberson Rodrigues Santiago com Pipa 1 (Livro Pipa ou Papagaio)

 futebol

Comments are closed.

SIB NEWS

O autor-ilustrador Orlando Pedroso lança o livro GORDINHAS, com prefácio da cartunista e chargista Laerte. Dia 28/11, às 19h30 no Bar Genial, na Vila Madalena, na capital paulista. Convite feito!


O ilustrador, infografista e designer gráfico Caco Bressane atesta o quanto é enriquecedor colaborar com projetos profissionais que envolvem um time de colaboradores. Algumas dessas demandas podem fortalecer os…


Alexandre Rampazzo e Mauricio Negro convidam para o bate-papo e autógrafos dos respectivos lançamentos no sábado, 18/11, às 17h00, na 5º edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, na Faculdade Zumbi dos Palmares, na capital paulista. Às 14h00 Negro também participa da mesa “Depois que o Samba é Samba” com Paulo Lins, Martinho da Vila, João Batista de Medeiros Vargens e Duca Rachid, com mediação de Chiquinho de Assis. Compareça!


Exposição de artes gráficas na programação oficial do CEDHU Piracicaba. Artistas brasileiras e estrangeiras mostram suas produções no âmbito das comemorações e reflexões do Dia Internacional da Mulher. Inscrições abertas!


Que tal desenhar, escrever e um pouco mais enquanto se encanta pela paisagem da Chapada Diamantina? Confira aqui e veja como participar dessa rara experiência!


ver todos