SIBSIB

O menino, o mundo e o Oscar

O Menino e o Mundo, de Alê Abreu

O Menino e o Mundo, de Alê Abreu

O longa-metragem brasileiro O Menino e o Mundo, do ex-conselheiro da SIB Alê Abreu, concorre ao Oscar de melhor animação. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pela Academia de Artes e Ciências Cinematográfica. O longa disputa o troféu com “Anomalisa”, “Divertida mente”, “Shaun: o carneiro” e “Quando estou com Marnie”.

O Menino e o Mundo é um sucesso internacional. Em 2013, saiu do Annecy, o festival de animação mais prestigiado do mundo, com o Cristal Award de melhor filme — em dose dupla, laureado com um prêmio pelo júri e outro pelo público. Por aqui, conquistou, o troféu de melhor longa-metragem animado no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro — o “Oscar nacional”. No total o longa-metragem de animação de Alê Abreu já recebeu 44 prêmios.

A trama apresenta a trajetória de um menino que deixa a sua aldeia rural em busca do pai. E encara um mundo urbano, cujas estranhezas e particularidades nos são muito familiares: a desigualdade social, a globalização, a crise de valores, o desemprego, o consumo massivo, a industrialização, a despersonalização.

Em 2015 o filme foi uma das principais atrações do festival Anima Mundi. Alê participa do evento desde a primeira edição, em 1993, quando exibiu o curta “Sírius”. Todos os outros cinco filmes – tais como “Garoto Cósmico”, “Espantalho” e “Passo” – participaram das demais edições do festival. Alê Abreu assina a vinheta do próprio evento.

Lançado nos cinemas nacionais em janeiro de 2014, O Menino e o Mundo teve público de apenas 35 mil espectadores. Em contrapartida, no exterior foi um tremendo sucesso. Vendido para mais de 80 países, foi lançado recentemente na França e levou 100 mil pessoas aos cinemas. Tirem suas próprias conclusões, colegas.

Eis a lista completa dos 16 filmes pré-selecionados ao Oscar de Animação:

“Anomalisa”
“The Boy and the Beast”
“The Good Dinosaur”
“Home”
“Hotel Transylvania 2″
“Divertidamente”
“Kahlil Gibran’s The Prophet”
“The Laws of the Universe – Part 0″
O Menino e o Mundo
“Minions”
“Moomins on the Riviera”
“The Peanuts Movie”
“Regular Show: The Movie”
“Shaun the Sheep Movie”
“The SpongeBob Movie: Sponge out of Water”
“When Marnie Was There”

 

Comments are closed.

SIB NEWS

O consagrado curso de design de livro, ministrado por Raquel Matsushita – com palestras de Moema Cavalcanti e Rubens Lima e oficina tipográfica com Andre Hellmeister –, começa agora em agosto, na capital paulista. Inscrições até 22/08!


No segundo semestre deste ano tem curso com Isabel Lopes Coelho e Mell Brites no Instituto Tomie Ohtake, de 07/08 a 23/10. Reserve já, porque são apenas 25 vagas!


Confira só a programação de oficinas sobre narração com imagens, práticas e teóricas, em Sampa. Tem ilustração + design (Raquel Matsushita), ilustração + liberdade de desenhar (Orlando Pedroso), ilustração étnica (Mauricio Negro) e ilustração + quadrinhos (Fábio Moon). Em agosto, não perca!


o processo criativo dos ilustradores Andrés Sandoval, Angela Lago, Eva Furnari, Roger Mello, Renato Moriconi, Nelson Cruz e Javier Zabala. Exposição no Sesc Santo André: “Linhas de Histórias – O Livro Ilustrado em Sete Autores”, de 8/07 a 26/11.


Worshops de sistemas gráficos, ilustração, criatividade e ruptura de estereótipos visuais. Na capital paulista, de 17 a 21 de julho, no Espaço das Três, em Perdizes. Reserve a sua vaga para as duas oficinas!


ver todos