SIBSIB

O menino, o mundo e o Oscar

O Menino e o Mundo, de Alê Abreu

O Menino e o Mundo, de Alê Abreu

O longa-metragem brasileiro O Menino e o Mundo, do ex-conselheiro da SIB Alê Abreu, concorre ao Oscar de melhor animação. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pela Academia de Artes e Ciências Cinematográfica. O longa disputa o troféu com “Anomalisa”, “Divertida mente”, “Shaun: o carneiro” e “Quando estou com Marnie”.

O Menino e o Mundo é um sucesso internacional. Em 2013, saiu do Annecy, o festival de animação mais prestigiado do mundo, com o Cristal Award de melhor filme — em dose dupla, laureado com um prêmio pelo júri e outro pelo público. Por aqui, conquistou, o troféu de melhor longa-metragem animado no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro — o “Oscar nacional”. No total o longa-metragem de animação de Alê Abreu já recebeu 44 prêmios.

A trama apresenta a trajetória de um menino que deixa a sua aldeia rural em busca do pai. E encara um mundo urbano, cujas estranhezas e particularidades nos são muito familiares: a desigualdade social, a globalização, a crise de valores, o desemprego, o consumo massivo, a industrialização, a despersonalização.

Em 2015 o filme foi uma das principais atrações do festival Anima Mundi. Alê participa do evento desde a primeira edição, em 1993, quando exibiu o curta “Sírius”. Todos os outros cinco filmes – tais como “Garoto Cósmico”, “Espantalho” e “Passo” – participaram das demais edições do festival. Alê Abreu assina a vinheta do próprio evento.

Lançado nos cinemas nacionais em janeiro de 2014, O Menino e o Mundo teve público de apenas 35 mil espectadores. Em contrapartida, no exterior foi um tremendo sucesso. Vendido para mais de 80 países, foi lançado recentemente na França e levou 100 mil pessoas aos cinemas. Tirem suas próprias conclusões, colegas.

Eis a lista completa dos 16 filmes pré-selecionados ao Oscar de Animação:

“Anomalisa”
“The Boy and the Beast”
“The Good Dinosaur”
“Home”
“Hotel Transylvania 2″
“Divertidamente”
“Kahlil Gibran’s The Prophet”
“The Laws of the Universe – Part 0″
O Menino e o Mundo
“Minions”
“Moomins on the Riviera”
“The Peanuts Movie”
“Regular Show: The Movie”
“Shaun the Sheep Movie”
“The SpongeBob Movie: Sponge out of Water”
“When Marnie Was There”

 

Comments are closed.

SIB NEWS

Emory Douglas, em cartaz no Sesc Pinheiros em São Paulo até Junho, foi entrevistado pelo ilustrador Junião. Assista!


A Editora Unesp convida a todos para o encontro entre os dois autores, com a medição de Gualberto Costa (Gual), na Praça da Sé, no centro de São Paulo, em 30/03, das 19h00 às 21h00. Inscreva-se já!


Últimos dias para Inscrições do Curso no SENAI/SC. Curso de 20/02/2017 até 15/12/2017, em Florianópolis, SC.


Estão abertas as inscrições. Mas tem desconto somente até 15/2 (R$ 130,00)! Está em dúvida se participa? Bruno Porto e Marck Al te explicam as vantagens. Confira os links!


Os interessados devem enviar para a FNLIJ os seus livros, editados de 2015 a 2017, para a seleção, até o dia 01/03/2017.


ver todos