SIBSIB

Matizes do Cárcamo: pintura e literatura em aquarela

Carcamo

A Galeria Ornitorrinco tem o prazer de apresentar a exposição Matizes do Cárcamo: pintura e literatura em aquarela. Um passeio pelas obras do associado da SIB e célebre aquarelista cuja produção, hoje, transita entre 2 caminhos: a ilustração de literatura e as artes plásticas. Entender o processo, conhecer os estudos e perceber diferenças de linguagem dentro de uma mesma técnica de pintura é a proposta da exposição.

Gonzalo Cárcamo ou apenas CárcamO, como é conhecido, nasceu na cidade de Los Angeles no sul do Chile. Um “brasileiro dos Andes” como foi apelidado pelo amigo Ziraldo. Há 39 anos no Brasil, seu trabalho tem se destacado pela intensa dedicação a aquarela. Os virtuosos trabalhos em exposição mostram uma produção que vai do linear ao pictórico, com impressionante fluidez. Suas obras despertam um sentimento quase unânime de conforto e admiração tanto para o olhar mais apurado dos conhecedores de arte quanto para os leigos.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O QUE: exposição Matizes do Cárcamo: pintura e literatura em aquarela, de CárcamO

QUANDO: Abertura em 24 de junho, a partir das 19h00. Em exibição até 08 de agosto.

ONDE: Galeria Ornitorrinco, Av. Pompeia, 520

Segundas, Terças, Quartas, Quintas, Sextas e Sábados das 10:00 às 19:00

QUANTO: gratuito
Avenida Pompeia, 520
Pompeia – Oeste
São Paulo
Tel.: 11 23381156

________________________________________________________________________________________________________________________________

Gonzalo Cárcamo (1954) é ilustrador, caricaturista e artista plástico com uma longa experiência na técnica da aquarela. Realizou algumas exposições de pintura no Brasil, Espanha e na sua terra natal, Chile. Radicado no Brasil desde 1976, colabora com as principais publicações do país. Já ganhou alguns prêmios por seu trabalho, entre os quais os de melhor caricatura nos salões internacionais de Humor do Piauí (1987) e Piracicaba (1988) e o de melhor ilustração de livro infantil (2002, 2004 e 2005). É autor de quatro livros infantis e um de aquarelas sobre Paraty. Atua como ilustrador de livros para várias editoras no Brasil. Escritores de literatura nacional e internacional, tais como Gabriel Garcia Marquez, Machado de Assis, Eça de Queiroz, já tiveram publicações ilustradas por Cárcamo. O seu primeiro livro como autor – “Modelo vivo, natureza morta” – foi editado em 2000, pela editora Paulus. Uma história comovente, contada apenas com imagens. Atualmente é colaborador da Folha de São Paulo e da revista Época e trabalha em seu atelier, em São Paulo. 

"Canal de Veneza", pelo associado da SIB Gonzalo CárcamO.

“Canal de Veneza”, aquarela do associado da SIB Gonzalo CárcamO.

Comments are closed.

SIB NEWS

O autor-ilustrador Orlando Pedroso lança o livro GORDINHAS, com prefácio da cartunista e chargista Laerte. Dia 28/11, às 19h30 no Bar Genial, na Vila Madalena, na capital paulista. Convite feito!


O ilustrador, infografista e designer gráfico Caco Bressane atesta o quanto é enriquecedor colaborar com projetos profissionais que envolvem um time de colaboradores. Algumas dessas demandas podem fortalecer os…


Alexandre Rampazzo e Mauricio Negro convidam para o bate-papo e autógrafos dos respectivos lançamentos no sábado, 18/11, às 17h00, na 5º edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, na Faculdade Zumbi dos Palmares, na capital paulista. Às 14h00 Negro também participa da mesa “Depois que o Samba é Samba” com Paulo Lins, Martinho da Vila, João Batista de Medeiros Vargens e Duca Rachid, com mediação de Chiquinho de Assis. Compareça!


Exposição de artes gráficas na programação oficial do CEDHU Piracicaba. Artistas brasileiras e estrangeiras mostram suas produções no âmbito das comemorações e reflexões do Dia Internacional da Mulher. Inscrições abertas!


Que tal desenhar, escrever e um pouco mais enquanto se encanta pela paisagem da Chapada Diamantina? Confira aqui e veja como participar dessa rara experiência!


ver todos