SIBSIB

Bate-papo sobre HQ no Sesc Santo André

TEMPORADA DE QUADRINHOS NO SESC SANTO ANDRÉ TRAZ BATE-PAPOS COM CARTUNISTAS

LUIZ GÊ, LARTE, FERNANDO GONSALEZ E SPACCA

 

Como programação complementar à exposição Cidades em Tiras: A Metrópole Brasileira através das Histórias em Quadrinhos, em cartaz até 9 de março, Sesc Santo André promove série de bate-papos sobre a temática HQ.

A exposição Cidades em Tiras: A Metrópole Brasileira através das Histórias em Quadrinhos está em cartaz na Unidade do Sesc em Santo André desde dezembro de 2013 e, de lá pra cá, muita coisa já aconteceu: uma oficina de HQ animada, uma oficina de criação de quadrinhos com ferramentas disponíveis na web, uma oficina para construção de narrativas e personagens para HQ e uma oficina de histórias em quadrinhos a partir de ideias sobre a cidade e sua arquitetura.

Para fevereiro estão programadas as mesas de bate-papo com alguns dos quadrinistas que estão com seus trabalhos expostos na Galeria do Sesc Santo André, além da presença de especialistas convidados para conversar com o público sobre as relações entre humor gráfico e futebol, criação de personagens e técnicas de produção para tiras de jornal e internet, mercado de trabalho para desenhistas e, por fim, as possíveis relações entre arquitetura e quadrinhos.

Os bate-papos acontecem durante todo o mês de fevereiro, semanalmente, sempre às terças-feiras, com início às 20h00. Entre os nomes que estarão presentes nas discussões estão: JAL, Gualberto Costa, Orlando Pedroso, Spacca, Biratan Dantas, Fernando Gonsales, Laerte, Luiz Gê, Guazzelli, entre outros.

A participação é livre e gratuita. Os encontros acontecem no palco da lanchonete e também no teatro da Unidade.

Além das mesas de bate-papos, a Unidade também recebe, ainda no mês de fevereiro, o curso Narrativas Visuais, onde o professor Mario Mastrotti abordará os princípios básicos para a criação de projetos ligados às narrativas visuais, introduzindo os participantes às técnicas da arte sequencial.

Confira a programação completa:

CIDADES EM TIRAS: A METRÓPOLE BRASILEIRA ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
bate-papo_____________________________________________________________________________

Humor gráfico e futebol
Bate-papo sobre a relação do futebol com os quadrinhos, e como o esporte é retratado por quadrinistas e chargistas. Com JAL e Gualberto Costa, autores do livro “A história da seleção brasileira nas Copas através do humor gráfico”.
Duração: 90 min.
No Palco da Lanchonete.
Livre
Convites gratuitos liberados uma hora antes na bilheteria do local.
04/02. Terça, às 20h00

_____________________________________________________________________________
Mercado de trabalho para desenhistas de quadrinhos e humor gráfico
Mesa redonda com diretores de entidades da área, apresentando a atual conjuntura do mercado e possibilidades de atuação para os profissionais. Com Orlando Pedroso (SIB- Sociedade dos Ilustradores do Brasil), JAL (presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil), Biratan Dantas (diretor da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de São Paulo).
Duração: 90 min.
No palco da Lanchonete.
Livre
Grátis
11/02. Terça, às 20h00
_____________________________________________________________________________
Criação de personagens e técnica de produção de tiras para jornal e internet
Bate-papo sobre o processo de elaboração de personagens e tirinhas para internet e jornais. Com Fernando Gonsales, quadrinista criador de Níquel Náusea, e Spacca, autor de livros em HQ, cartunista e ilustrador.
Duração: 90 min.
No palco da Lanchonete.
Livre
Grátis
18/02. Terça, às 20h00
_____________________________________________________________________________
Arquitetura e quadrinhos – um casamento que deu certo
Mesa redonda com desenhistas sobre essa relação estreita e exitosa entre as duas áreas.  Com Luiz Gê, Guazzelli, Laerte e André Cezaretto. Mediação: Gualberto Costa (editor, criador do troféu HQMIX e arquiteto).
Duração: 90 min.
No Teatro.
Retirada de ingressos na bilheteria, com 1h00 de antecedência. Apenas 2 ingressos por pessoa.
Livre
Grátis
25/02. Terça, às 20h00
_____________________________________________________________________________
curso
_____________________________________________________________________________
Narrativas Visuais
Cronograma:
Dia 01 de fevereiro – Tiras
Dia 08 de fevereiro – História em quadrinhos
Dia 15 de fevereiro – Cartum
Dia 22 de fevereiro – Charge
No Espaço de Oficinas.
Livre
Grátis
01 a 22/02. Sábados, das 10h30 às 12h30
_____________________________________________________________________________
SESC Santo André
Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar
Telefone para informações/publicação: (11) 4469-1200
Acesso para deficientes físicos
Estacionamento: R$ 3,00 a primeira hora e R$ 1,00 cada hora adicional (desconto de 50% para matriculados)

Comments are closed.

SIB NEWS

O autor-ilustrador Orlando Pedroso lança o livro GORDINHAS, com prefácio da cartunista e chargista Laerte. Dia 28/11, às 19h30 no Bar Genial, na Vila Madalena, na capital paulista. Convite feito!


O ilustrador, infografista e designer gráfico Caco Bressane atesta o quanto é enriquecedor colaborar com projetos profissionais que envolvem um time de colaboradores. Algumas dessas demandas podem fortalecer os…


Alexandre Rampazzo e Mauricio Negro convidam para o bate-papo e autógrafos dos respectivos lançamentos no sábado, 18/11, às 17h00, na 5º edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, na Faculdade Zumbi dos Palmares, na capital paulista. Às 14h00 Negro também participa da mesa “Depois que o Samba é Samba” com Paulo Lins, Martinho da Vila, João Batista de Medeiros Vargens e Duca Rachid, com mediação de Chiquinho de Assis. Compareça!


Exposição de artes gráficas na programação oficial do CEDHU Piracicaba. Artistas brasileiras e estrangeiras mostram suas produções no âmbito das comemorações e reflexões do Dia Internacional da Mulher. Inscrições abertas!


Que tal desenhar, escrever e um pouco mais enquanto se encanta pela paisagem da Chapada Diamantina? Confira aqui e veja como participar dessa rara experiência!


ver todos