SIBSIB

O Brasil é o país homenageado na Feira do Livro Infantil de Bolonha em março de 2014

bolonhesa1A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) anunciaram a lista dos ilustradores cujas obras foram selecionadas para a Exposição de Ilustração Brasil: Incontáveis Linhas, Incontáveis Histórias (Brazil: Countless Threads, Countless Tales), que será apresentada na Feira do Livro para Crianças e Jovens de Bolonha de 2014, quando o Brasil será o país homenageado, no período de 24 a 27 de março de 2014.

O convite para que o Brasil fosse o país homenageado na Feira Internacional  do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha foi dirigido às três principais instituições que trabalham em prol da difusão do livro brasileiro para crianças e jovens no exterior: Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e CBL (Câmara Brasileira do Livro).

Estas instituições participam da Feira de Bolonha há muitos anos, sendo que a FNLIJ tem representação desde 1974 e a CBL desde 2008. A partir de 1991, a FBN apoia a presença brasileira na Feira de Bolonha, por entender que se trata de um evento relevante para divulgação da cultura e da produção intelectual brasileira no âmbito internacional.

Considerando a expertise e o histórico da FNLIJ, em especial na Feira de Bolonha, julgou-se pertinente que assumisse, juntamente com a FBN e em colaboração com especialistas da área, a curadoria da exposição e do catálogo de ilustração a serem apresentados no evento, assim como a programação cultural durante a feira, uma vez que o principal compromisso do país homenageado é apresentar uma mostra de seus mais importantes ilustradores contemporâneos. A FNLIJ foi responsável pela organização da presença brasileira na Feira de Bolonha em 1995, e pelas ações ligadas ao livro infantil e juvenil em Frankfurt em 1994, ambas as ocasiões em que o Brasil também foi país homenageado. Importante ressaltar, ainda que a FNLIJ é a seção brasileira e tem assento permanente junto ao International Board on Books for Young People – IBBY, organismo internacional mais respeitado mundialmente na produção de qualidade de livros infantis e juvenis.

BrasilA FBN, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério da Cultura (MinC), como representantes do governo brasileiro, terão um papel central no projeto e contribuirão em alguns pontos específicos, dentro de suas possibilidades administrativas, legais e financeiras.

A FBN, em especial, concentrará esforços em tarefas que condizem com sua missão institucional, entre elas a participação na curadoria e seleção dos autores convidados, a contribuição no estande institucional do Brasil e no catálogo da exposição de ilustradores, o qual representa o registro e a memória desta importante homenagem ao Brasil.

Sendo Bolonha uma feira de negócios, onde os profissionais do livro infantil e juvenil se reúnem anualmente para compra e venda de direitos autorais, o mercado brasileiro, representando pelas suas editoras também estará presente, por meio do estande do Brazilian Publishers, projeto conjunto entre CBL e APEX.

Em suma, tratando-se de uma homenagem ao País no exterior, órgãos públicos e entidades privadas estão somando esforços para viabilizar uma presença de sucesso, levando à Bolonha a riqueza da produção literária infantil e juvenil do Brasil.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Incontáveis Linhas, Incontáveis Histórias

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) divulgaram a lista dos ilustradores cujas obras foram selecionadas para a Exposição de Ilustração Brasil: Incontáveis Linhas, Incontáveis Histórias (Brazil: Countless Threads, Countless Tales), que será apresentada na Feira do Livro para Crianças e Jovens de Bolonha de 2014, quando o Brasil será o país homenageado, no período de 24 a 27 de março de 2014.

Critérios de seleção

No intuito de levar uma mostra representativa e rica da ilustração brasileira, foram estabelecidos alguns critérios para seleção dos ilustradores que irão representar o Brasil nessa importante exposição:

- Originalidade da ilustração;

- Qualidade estética;

- Autores premiados no Brasil;

- Diversidade e pluralidade;

- Equilíbrio entre autores consagrados e a nova produção;

- Variedade de gêneros;

- Adequação do tema à faixa etária do leitor.

Lista de ilustradores

Os 55 ilustradores abaixo tiveram suas imagens selecionadas para a Exposição de Ilustração Brasil: Incontáveis Linhas, Incontáveis Histórias (Brazil: Countless Threads, Countless Tales) e para o catálogo que a acompanhará. São ilustradores que estão ativos no mercado editorial e cujas obras se destacam pela qualidade e pelos prêmios recebidos.

Em um dos textos introdutórios da exposição e do catálogo haverá referência a ilustradores que, embora não estejam na exposição com seus trabalhos, fazem parte da história da ilustração brasileira. Citamos alguns deles: Gerson Conforti, Gian Calvi, Juarez Machado e Regina Yolanda. Maurício de Sousa estará também incluído nessa categoria pela importância que seus personagens das histórias em quadrinhos têm no imaginário infantil brasileiro.

Os ilustradores brasileiros selecionados para a exposição e catálogo são os seguintes:

  1. ALCY LINARES
  2. ALÊ ABREU
  3. ANDRÉ NEVES
  4. ANDRÉS SANDOVAL
  5. ANGELA LAGO
  6. CÁRCAMO
  7. CAULOS
  8. CIÇA FITIPALDI
  9. CLÁUDIO MARTINS
  10. DANIEL BUENO
  11. EDUARDO ALBINI
  12. ELIARDO FRANÇA
  13. ELIZABETH TEIXEIRA
  14. ELMA
  15. EVA FURNARI
  16. FERNANDO VILELA
  17. GERALDO VALÉRIO
  18. GILLES EDUAR
  19. GRAÇA LIMA
  20. GRUPO MATIZES Dumont
  21. GUAZZELLI
  22. GUTO LACAZ
  23. GUTO LINS
  24. HELENA ALEXANDRINO
  25. IVAN ZIGG
  26. JEAN-CLAUDE  ALPHEN
  27. JÔ OLIVEIRA
  28. LAURABEATRIZ
  29. LAURENT CARDON
  30. LÉLIS
  31. LUIZ MAIA
  32. MANU MALTEZ
  33. MARCELO CIPIS
  34. MARCELO PIMENTEL
  35. MARCELO XAVIER
  36. MARIA EUGÊNIA
  37. MARIANA MASSARANI
  38. MARILDA CASTANHA
  39. MAURICIO NEGRO
  40. MICHELE IACOCCA
  41. NELSON CRUZ
  42. ODILON MORAES
  43. REGINA COELI RENNÓ
  44. RENATO ALARCÃO
  45. RENATO MORICONI
  46. RICARDO AZEVEDO
  47. ROGER MELLO
  48. ROGÉRIO BORGES
  49. ROSINHA
  50. RUI DE OLIVEIRA
  51. SALMO DANSA
  52. SUPPA
  53. TAÍSA BORGES
  54. WALTER LARA
  55. ZIRALDO

Comments are closed.

SIB NEWS

O autor-ilustrador Orlando Pedroso lança o livro GORDINHAS, com prefácio da cartunista e chargista Laerte. Dia 28/11, às 19h30 no Bar Genial, na Vila Madalena, na capital paulista. Convite feito!


O ilustrador, infografista e designer gráfico Caco Bressane atesta o quanto é enriquecedor colaborar com projetos profissionais que envolvem um time de colaboradores. Algumas dessas demandas podem fortalecer os…


Alexandre Rampazzo e Mauricio Negro convidam para o bate-papo e autógrafos dos respectivos lançamentos no sábado, 18/11, às 17h00, na 5º edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, na Faculdade Zumbi dos Palmares, na capital paulista. Às 14h00 Negro também participa da mesa “Depois que o Samba é Samba” com Paulo Lins, Martinho da Vila, João Batista de Medeiros Vargens e Duca Rachid, com mediação de Chiquinho de Assis. Compareça!


Exposição de artes gráficas na programação oficial do CEDHU Piracicaba. Artistas brasileiras e estrangeiras mostram suas produções no âmbito das comemorações e reflexões do Dia Internacional da Mulher. Inscrições abertas!


Que tal desenhar, escrever e um pouco mais enquanto se encanta pela paisagem da Chapada Diamantina? Confira aqui e veja como participar dessa rara experiência!


ver todos