SIBSIB

Ilustração de Mauricio Negro é premiada em Porto Alegre

O ilustrador e associado da SIB Mauricio Negro foi o vencedor do XX Salão Internacional de Desenho para Imprensa 2012 na categoria Ilustração Editorial.

O trabalho intitulado Polifonia ilustra a capa da revista Continente (# 133) que trata sobre a questão indígena, tema que o artista tem abordado há cerca de quinze anos. Em 2007, na mesma categoria, Negro já havia recebido a menção honrosa no XV Salão Internacional de Desenho para Imprensa. A ilustração faz um tributo ao povo Kambiwá, que ainda hoje vive no sertão de Pernambuco (Ibimirim, Inajá, Floresta). Vestido de fibra de caroá, da cabeça aos pés, e de maracá em mãos, um índio paticipa do ritual do praiá. Do diadema circular em sua cabeça, em vez de penas, de uma grande boca saem línguas diversas (famílias linguísticas indígenas).

O Censo de 2010, ao investigar pela primeira vez as etnias e as línguas faladas pelos índios do Brasil, revelou um cenário mais diversificado do que o esperado por pesquisadores. No total, foram encontradas 305 etnias e 274 línguas diferentes! Muitas delas, contudo, estão seriamente ameaçadas de extinção. Vale lembrar que inexiste uma política federal para as numerosas línguas indígenas e as línguas de imigração. Algumas poucas iniciativas foram levadas a cabo principalmente pela organização não governamental IPOL (Instituto de Políticas Linguísticas), como a cooficialização das línguas baníua, tucano e nheengatu no município de São Gabriel da Cachoeira (AM).

O Salão de Desenho para Imprensa, em cartaz até o dia 6 de maio na Usina do Gasômetro, é um dos principais eventos culturais da cidade de Porto Alegre, RS.

A lista dos demais vencedores do salão, por categoria, pode ser vista aqui.

Comments are closed.

SIB NEWS

O autor-ilustrador Orlando Pedroso lança o livro GORDINHAS, com prefácio da cartunista e chargista Laerte. Dia 28/11, às 19h30 no Bar Genial, na Vila Madalena, na capital paulista. Convite feito!


O ilustrador, infografista e designer gráfico Caco Bressane atesta o quanto é enriquecedor colaborar com projetos profissionais que envolvem um time de colaboradores. Algumas dessas demandas podem fortalecer os…


Alexandre Rampazzo e Mauricio Negro convidam para o bate-papo e autógrafos dos respectivos lançamentos no sábado, 18/11, às 17h00, na 5º edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, na Faculdade Zumbi dos Palmares, na capital paulista. Às 14h00 Negro também participa da mesa “Depois que o Samba é Samba” com Paulo Lins, Martinho da Vila, João Batista de Medeiros Vargens e Duca Rachid, com mediação de Chiquinho de Assis. Compareça!


Exposição de artes gráficas na programação oficial do CEDHU Piracicaba. Artistas brasileiras e estrangeiras mostram suas produções no âmbito das comemorações e reflexões do Dia Internacional da Mulher. Inscrições abertas!


Que tal desenhar, escrever e um pouco mais enquanto se encanta pela paisagem da Chapada Diamantina? Confira aqui e veja como participar dessa rara experiência!


ver todos