SIBSIB

As Cores de Coraline e Gente de Cor, Cor de Gente na 5ª FlinkSampa

Começa na próxima quinta-feira a 5º edição da FlinkSampa – Festa do Conhecimento,  Literatura  e Cultura Negra, que será realizada no período de 16 a 18 de novembro de 2017 na Faculdade Zumbi dos Palmares. Em ótima localização, o novo endereço do evento fica próximo à estação Armênia do metrô, na Avenida Santos Dumont, 843, São Paulo SP, dentro do Centro Esportivo Tietê.

Durante três dias serão realizados lançamentos e vendas de livros, quadrinhos e mangás, produtos de afro-empreendedores, além de atividades culturais para professores e estudantes de todas as idades: palestras, debates e contações de histórias. Da programação da Flinkinha, os autores-ilustradores Alexandre Rampazzo e Mauricio Negro estarão juntos para lançar e autografar os seus respectivos livros: As cores de Coraline (Rocco) e Gente de Cor, Cor de Gente (FTD).  Na programação principal, Negro também participa da quase roda de samba das 14h00, que abre a tarde de sábado, 18/11.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI!

………………………………………………………………………………………………..

SÁBADO, dia 18/11 às 14:00h

Depois que o Samba é Samba

Paulo Lins, Martinho da Vila, Mauricio Negro, João Batista de Medeiros Vargens e Duca Rachid

Mediação: Chiquinho de Assis

* Sugestão para o aquecimento antes do nosso encontro no sábado: clique na playlist Sambas do Martinho

………………………………………………………………………………………………..

SÁBADO, Dia 18/11 às 17h00

Histórias contadas  – A cor de coraline e Gente de Cor, Cor de Gente 

Lançamentos, bate-papo e autógrafos com Alexandre Rampazzo e Mauricio Negro

CAPAS

………………………………………………………………………………………………..

Numa atividade na escola, Pedrinho pede emprestado o lápis cor da pele. Antes de escolher o lápis e entregar, Coraline reflete sobre o pedido e suas múltiplas respostas. A menina analisa o conteúdo da sua caixa de lápis: há doze deles, de doze cores diferentes e com doze nomes com os quais ela está mais que familiarizada. Mas essa tal “cor de pele” ela não consegue identificar logo. E que cor é essa? No vídeo você confere um pouco do processo de criação de Alexandre Rampazo no livro A cor de Coraline!

………………………………………………………………………………………………..

No livro-imagem Gente de Cor, Cor de Gente, o autor Mauricio Negro usa o eufemismo “gente de cor” para tratar de questões urgentes, como preconceito, tolerância e diversidade. A cada virada de página, o leitor se depara com dois personagens: um tem a pele negra, o outro tem a pele de outra cor. Lado a lado, sentem fome, frio, medo, calor, raiva, diversão, alegria… Com tons vibrantes e contrastes a narrativa busca a reflexão e amplia a questão racial para além das “cores de gente”. Faz um apelo à igualdade de direitos, ao respeito às diferenças e à convivência de todos, conforme ressalta o ator Lázaro Ramos, em texto escrito especialmente para o livro: “As cores do Mauricio vêm de uma mão que alegremente visita culturas. Ver seus traços revelando de forma poética culturas indígenas, mestiça ou afro-brasileira, com ludicidade e força, é encantador. Suas mãos navegam pelas cores como um barco generoso, que não se furta a acolher verdadeiramente aquilo que retrata”.

………………………………………………………………………………………………..

 

A programação completa está aqui: http://flinksampa.com.br/2017/06/21/literatura-e-cultura/

Fazem parte da FlinkSampa 2017:

  • Atividades para crianças e contação de histórias na Flinkinha;
  • Atividades para jovens;
  • Encontros literários com escritores nacionais e internacionais;
  • Seminário Internacional – “A Educação Inclusiva no Século 21”;
  • Prêmio Jovem Negro de Literatura;
  • Festival Afrominuto de curtas-metragens;
  • Exposição e venda de livros e quadrinhos;
  • Cine-debate – Realizadoras;
  • O Samba Nosso de Cada Dia.

BANNER-FLINKSAMPA

Comments are closed.

SIB NEWS

O autor-ilustrador Orlando Pedroso lança o livro GORDINHAS, com prefácio da cartunista e chargista Laerte. Dia 28/11, às 19h30 no Bar Genial, na Vila Madalena, na capital paulista. Convite feito!


O ilustrador, infografista e designer gráfico Caco Bressane atesta o quanto é enriquecedor colaborar com projetos profissionais que envolvem um time de colaboradores. Algumas dessas demandas podem fortalecer os…


Alexandre Rampazzo e Mauricio Negro convidam para o bate-papo e autógrafos dos respectivos lançamentos no sábado, 18/11, às 17h00, na 5º edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, na Faculdade Zumbi dos Palmares, na capital paulista. Às 14h00 Negro também participa da mesa “Depois que o Samba é Samba” com Paulo Lins, Martinho da Vila, João Batista de Medeiros Vargens e Duca Rachid, com mediação de Chiquinho de Assis. Compareça!


Exposição de artes gráficas na programação oficial do CEDHU Piracicaba. Artistas brasileiras e estrangeiras mostram suas produções no âmbito das comemorações e reflexões do Dia Internacional da Mulher. Inscrições abertas!


Que tal desenhar, escrever e um pouco mais enquanto se encanta pela paisagem da Chapada Diamantina? Confira aqui e veja como participar dessa rara experiência!


ver todos