SIBSIB

Exposição

Mostra em São Paulo traz panorama do livro ilustrado no Brasil

A partir de 13 de julho, o SESC Belenzinho abre ao público a mostra Linhas de histórias – Um panorama do livro ilustrado no Brasil, dedicada a produção brasileira contemporânea de ilustração infanto-juvenil. A exposição é dividida em dois núcleos. O primeiro, chamado Panorama, agrupa os artistas e trabalhos mais significativos da produção nacional entre os anos 1970 a 2010;

O segundo núcleo, batizado de Homenagem, reúne homenagens a artistas cujas obras ampliaram significativamente o universo semântico da ilustração, apontando novas possibilidades poéticas para esta linguagem. Neste segmento da exposição, o público é convidado a entrar na experiência dos livros através de instalações lúdicas e interativas que reconstroem simbolicamente o universo do livro. Aqui, estrelam a mostra os artistas: Ziraldo (Flicts), Eliardo França (O Rei de Quase Tudo), Juarez Machado (Ida e Volta), Eva Furnari (A Bruxinha Atrapalhada), e Angela Lago (Cântico dos Cânticos). Espaço expositivo, térreo.

A mostra possui também uma ampla programação paralela de oficinas, aulas e ateliês abertos, mesas redondas e debates

Reunindo 40 ilustradores e 54 publicações, a mostra procura ampliar o debate a respeito do mercado editorial brasileiro e as questões referentes ao livro ilustrado.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Odilon Moraes, ilustrador e um dos curadorores da mostra, ao lado de Fernando Vilela, Katia Canton e Alcimar Mendes, afirmou que "O livro ilustrado não é necessariamente um livro para crianças, é um livro que não exclui a criança".

Já para Fernando Vilela, também ilustrador, os livros ilustrados são criados por "um escritor que escreve em imagens e um artista que desenha com textos".

__________________

Serviço:
Linhas de histórias – Um panorama do livro ilustrado no Brasil
SESC Belenzinho – São Paulo – Rua Padre Adelino, 1.000 (próximo ao metrô Belém), de 13/07 a 28/08 – Terça a sexta, das 9h às 22h; sábados, das 9h às 21h; domingos, das 9h às 20h. Abertura dia 12/07 às 20h.
www.sesc.org.br

Comments are closed.

SIB NEWS

O autor-ilustrador Orlando Pedroso lança o livro GORDINHAS, com prefácio da cartunista e chargista Laerte. Dia 28/11, às 19h30 no Bar Genial, na Vila Madalena, na capital paulista. Convite feito!


O ilustrador, infografista e designer gráfico Caco Bressane atesta o quanto é enriquecedor colaborar com projetos profissionais que envolvem um time de colaboradores. Algumas dessas demandas podem fortalecer os…


Alexandre Rampazzo e Mauricio Negro convidam para o bate-papo e autógrafos dos respectivos lançamentos no sábado, 18/11, às 17h00, na 5º edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, na Faculdade Zumbi dos Palmares, na capital paulista. Às 14h00 Negro também participa da mesa “Depois que o Samba é Samba” com Paulo Lins, Martinho da Vila, João Batista de Medeiros Vargens e Duca Rachid, com mediação de Chiquinho de Assis. Compareça!


Exposição de artes gráficas na programação oficial do CEDHU Piracicaba. Artistas brasileiras e estrangeiras mostram suas produções no âmbito das comemorações e reflexões do Dia Internacional da Mulher. Inscrições abertas!


Que tal desenhar, escrever e um pouco mais enquanto se encanta pela paisagem da Chapada Diamantina? Confira aqui e veja como participar dessa rara experiência!


ver todos