SIBSIB

Exposição Todo Poder ao Povo! Emory Douglas e os Panteras Negras

O ilustrador Junião teve o privilégio de entrevistar o artista gráfico e ilustrador Emory Douglas, um dos mais importantes militantes negros dos Estados Unidos. Com a máxima Todo poder ao povo!, criou a estética publicitária e visual do partido dos Panteras Negras, um marco da luta pelos direitos civis e contra a violência policial. 

#ProgramaMetropolis visitou a exposição Todo Poder ao Povo! Emory Douglas e os Panteras Negras em cartaz no Sesc Pinheiros até Junho.

O partido dos Panteras Negras foi uma importante organização política extraparlamentar americana, fundada em 1966 e dissolvida em 1982, na cidade de Oakland, Califórnia. Seus integrantes foram idealizadores de manifestos ideológicos com reivindicações sociais, econômicas e políticas para a comunidade afroamericana nos Estados Unidos.

Emory Douglas foi responsável em grande parte pela concepção estética e publicitária do movimento, criando inclusive a máxima do partido Todo poder ao povo!. Em meio a essas reivindicações sua arte gráfica contribuiu para a construção de imagens ícones com temas sociais e políticos que transcendem fronteiras, apresentando um trabalho expressivo, que mistura um desenho denso com as possibilidades limitadas de reprodução da imagem a que tinha acesso.

PS: O EVENTO ESTÁ SENDO ORGANIZADO PELO SESC PINHEIROS.

Este post trata-se apenas de divulgação gratuita e espontânea pelo My Black is Power.

(Acreditamos que eventos GRATUITOS como esses precisam ser divulgados ao máximo)

EMORY

Comments are closed.

SIB NEWS

O consagrado curso de design de livro, ministrado por Raquel Matsushita – com palestras de Moema Cavalcanti e Rubens Lima e oficina tipográfica com Andre Hellmeister –, começa agora em agosto, na capital paulista. Inscrições até 22/08!


No segundo semestre deste ano tem curso com Isabel Lopes Coelho e Mell Brites no Instituto Tomie Ohtake, de 07/08 a 23/10. Reserve já, porque são apenas 25 vagas!


Confira só a programação de oficinas sobre narração com imagens, práticas e teóricas, em Sampa. Tem ilustração + design (Raquel Matsushita), ilustração + liberdade de desenhar (Orlando Pedroso), ilustração étnica (Mauricio Negro) e ilustração + quadrinhos (Fábio Moon). Em agosto, não perca!


o processo criativo dos ilustradores Andrés Sandoval, Angela Lago, Eva Furnari, Roger Mello, Renato Moriconi, Nelson Cruz e Javier Zabala. Exposição no Sesc Santo André: “Linhas de Histórias – O Livro Ilustrado em Sete Autores”, de 8/07 a 26/11.


Worshops de sistemas gráficos, ilustração, criatividade e ruptura de estereótipos visuais. Na capital paulista, de 17 a 21 de julho, no Espaço das Três, em Perdizes. Reserve a sua vaga para as duas oficinas!


ver todos