SIBSIB

Exposição Todo Poder ao Povo! Emory Douglas e os Panteras Negras

O ilustrador Junião teve o privilégio de entrevistar o artista gráfico e ilustrador Emory Douglas, um dos mais importantes militantes negros dos Estados Unidos. Com a máxima Todo poder ao povo!, criou a estética publicitária e visual do partido dos Panteras Negras, um marco da luta pelos direitos civis e contra a violência policial. 

#ProgramaMetropolis visitou a exposição Todo Poder ao Povo! Emory Douglas e os Panteras Negras em cartaz no Sesc Pinheiros até Junho.

O partido dos Panteras Negras foi uma importante organização política extraparlamentar americana, fundada em 1966 e dissolvida em 1982, na cidade de Oakland, Califórnia. Seus integrantes foram idealizadores de manifestos ideológicos com reivindicações sociais, econômicas e políticas para a comunidade afroamericana nos Estados Unidos.

Emory Douglas foi responsável em grande parte pela concepção estética e publicitária do movimento, criando inclusive a máxima do partido Todo poder ao povo!. Em meio a essas reivindicações sua arte gráfica contribuiu para a construção de imagens ícones com temas sociais e políticos que transcendem fronteiras, apresentando um trabalho expressivo, que mistura um desenho denso com as possibilidades limitadas de reprodução da imagem a que tinha acesso.

PS: O EVENTO ESTÁ SENDO ORGANIZADO PELO SESC PINHEIROS.

Este post trata-se apenas de divulgação gratuita e espontânea pelo My Black is Power.

(Acreditamos que eventos GRATUITOS como esses precisam ser divulgados ao máximo)

EMORY

Comments are closed.

SIB NEWS

O autor-ilustrador Orlando Pedroso lança o livro GORDINHAS, com prefácio da cartunista e chargista Laerte. Dia 28/11, às 19h30 no Bar Genial, na Vila Madalena, na capital paulista. Convite feito!


O ilustrador, infografista e designer gráfico Caco Bressane atesta o quanto é enriquecedor colaborar com projetos profissionais que envolvem um time de colaboradores. Algumas dessas demandas podem fortalecer os…


Alexandre Rampazzo e Mauricio Negro convidam para o bate-papo e autógrafos dos respectivos lançamentos no sábado, 18/11, às 17h00, na 5º edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, na Faculdade Zumbi dos Palmares, na capital paulista. Às 14h00 Negro também participa da mesa “Depois que o Samba é Samba” com Paulo Lins, Martinho da Vila, João Batista de Medeiros Vargens e Duca Rachid, com mediação de Chiquinho de Assis. Compareça!


Exposição de artes gráficas na programação oficial do CEDHU Piracicaba. Artistas brasileiras e estrangeiras mostram suas produções no âmbito das comemorações e reflexões do Dia Internacional da Mulher. Inscrições abertas!


Que tal desenhar, escrever e um pouco mais enquanto se encanta pela paisagem da Chapada Diamantina? Confira aqui e veja como participar dessa rara experiência!


ver todos