SIBSIB

Espaço do olhar: Literatura Infantojuvenil

ISABEL LOPES COELHO E MELL BRITES
7 de agosto a 23 de outubro

Este curso visa traçar um percurso pela história da literatura infantojuvenil por meio de cinco temas capitais: fábulas e contos de fada; nursery rhymes e parlendas; romances de aventura e escolar; livros ilustrados; paródias, adaptações e outros diálogos com a tradição. A partir da leitura e interpretação da produção estrangeira e brasileira, antiga e contemporânea, calcada em uma bibliografia crítica de alta relevância, considerando aspectos históricos e estilísticos, o curso abarcará uma variedade rica de assuntos que ajudaram a fundamentar a literatura para crianças e jovens, oferecendo, assim, um entendimento abrangente do gênero e de suas configurações atuais. Durante o curso, alguns profissionais da área serão convidados a dar depoimentos sobre temas pontuais.

Isabel Lopes Coelho é mestre em literatura francesa e doutoranda em teoria literária e literatura comparada pela USP. Por doze anos ficou à frente do Núcleo Infantojuvenil da editora Cosac Naify, trabalho pelo qual recebeu o prêmio BOP – Best Children’s Publisher of the Year (Bolonha, Itália, 2013). Foi bolsista na Intenationale Jugendbibliothek (Alemanha, 2015) e atualmente, é gerente de literatura na FTD Educação.

Mell Brites é editora do selo infantil da Companhia das Letras e mestre em literatura brasileira pela USP, com pesquisa sobre a infância e os livros infantis de Clarice Lispector. À frente da Companhia das Letrinhas, recebeu diversos prêmios pelas suas publicações, como o New Horizons – Digital Prize (Bolonha, Itália, 2012), e foi finalista do BOP – Best Children’s Publisher of the Year (Bolonha, Itália) em 2017.

____________________________________________________________________________________________________

 

O QUE: Curso de Literatura Infantojuvenil

COM QUEM: Isabel Lopes Coelho e Mell Brites

PARA QUEM: estudantes, profissionais da área de humanas, professores e interessados em geral

DURAÇÃO: 3 meses (12 encontros)

QUANDO: 7 de agosto a 23 de outubro

Segundas-feiras, das 19h30 às 22h00

VAGAS: 25

INVESTIMENTO: 3 parcelas de R$400,00

+ INFORMAÇÕES: 11 2245 1937 ou pelo email setoreducativo@institutotomieohtake.org.br 

Comments are closed.

SIB NEWS

O autor-ilustrador Orlando Pedroso lança o livro GORDINHAS, com prefácio da cartunista e chargista Laerte. Dia 28/11, às 19h30 no Bar Genial, na Vila Madalena, na capital paulista. Convite feito!


O ilustrador, infografista e designer gráfico Caco Bressane atesta o quanto é enriquecedor colaborar com projetos profissionais que envolvem um time de colaboradores. Algumas dessas demandas podem fortalecer os…


Alexandre Rampazzo e Mauricio Negro convidam para o bate-papo e autógrafos dos respectivos lançamentos no sábado, 18/11, às 17h00, na 5º edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, na Faculdade Zumbi dos Palmares, na capital paulista. Às 14h00 Negro também participa da mesa “Depois que o Samba é Samba” com Paulo Lins, Martinho da Vila, João Batista de Medeiros Vargens e Duca Rachid, com mediação de Chiquinho de Assis. Compareça!


Exposição de artes gráficas na programação oficial do CEDHU Piracicaba. Artistas brasileiras e estrangeiras mostram suas produções no âmbito das comemorações e reflexões do Dia Internacional da Mulher. Inscrições abertas!


Que tal desenhar, escrever e um pouco mais enquanto se encanta pela paisagem da Chapada Diamantina? Confira aqui e veja como participar dessa rara experiência!


ver todos