SIBSIB

Espaço do olhar: Literatura Infantojuvenil

ISABEL LOPES COELHO E MELL BRITES
7 de agosto a 23 de outubro

Este curso visa traçar um percurso pela história da literatura infantojuvenil por meio de cinco temas capitais: fábulas e contos de fada; nursery rhymes e parlendas; romances de aventura e escolar; livros ilustrados; paródias, adaptações e outros diálogos com a tradição. A partir da leitura e interpretação da produção estrangeira e brasileira, antiga e contemporânea, calcada em uma bibliografia crítica de alta relevância, considerando aspectos históricos e estilísticos, o curso abarcará uma variedade rica de assuntos que ajudaram a fundamentar a literatura para crianças e jovens, oferecendo, assim, um entendimento abrangente do gênero e de suas configurações atuais. Durante o curso, alguns profissionais da área serão convidados a dar depoimentos sobre temas pontuais.

Isabel Lopes Coelho é mestre em literatura francesa e doutoranda em teoria literária e literatura comparada pela USP. Por doze anos ficou à frente do Núcleo Infantojuvenil da editora Cosac Naify, trabalho pelo qual recebeu o prêmio BOP – Best Children’s Publisher of the Year (Bolonha, Itália, 2013). Foi bolsista na Intenationale Jugendbibliothek (Alemanha, 2015) e atualmente, é gerente de literatura na FTD Educação.

Mell Brites é editora do selo infantil da Companhia das Letras e mestre em literatura brasileira pela USP, com pesquisa sobre a infância e os livros infantis de Clarice Lispector. À frente da Companhia das Letrinhas, recebeu diversos prêmios pelas suas publicações, como o New Horizons – Digital Prize (Bolonha, Itália, 2012), e foi finalista do BOP – Best Children’s Publisher of the Year (Bolonha, Itália) em 2017.

____________________________________________________________________________________________________

 

O QUE: Curso de Literatura Infantojuvenil

COM QUEM: Isabel Lopes Coelho e Mell Brites

PARA QUEM: estudantes, profissionais da área de humanas, professores e interessados em geral

DURAÇÃO: 3 meses (12 encontros)

QUANDO: 7 de agosto a 23 de outubro

Segundas-feiras, das 19h30 às 22h00

VAGAS: 25

INVESTIMENTO: 3 parcelas de R$400,00

+ INFORMAÇÕES: 11 2245 1937 ou pelo email setoreducativo@institutotomieohtake.org.br 

Comments are closed.

SIB NEWS

Alexandre Rampazzo e Mauricio Negro convidam para o bate-papo e autógrafos dos respectivos lançamentos no sábado, 18/11, às 17h00, na 5º edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, na Faculdade Zumbi dos Palmares, na capital paulista. Às 14h00 Negro também participa da mesa “Depois que o Samba é Samba” com Paulo Lins, Martinho da Vila, João Batista de Medeiros Vargens e Duca Rachid, com mediação de Chiquinho de Assis. Compareça!


Exposição de artes gráficas na programação oficial do CEDHU Piracicaba. Artistas brasileiras e estrangeiras mostram suas produções no âmbito das comemorações e reflexões do Dia Internacional da Mulher. Inscrições abertas!


Que tal desenhar, escrever e um pouco mais enquanto se encanta pela paisagem da Chapada Diamantina? Confira aqui e veja como participar dessa rara experiência!


International Art Award com uma grande exposição no Arsenal de Veneza, IT. Painting, Sculpture and Installation, Virtual Art, Photographic Art, Digital Graphics, Video Art, Short Films, Performance, Land Art, Urban Art, e uma seção especial para Sustainable Art. Inscrições abertas até 18/12. Saiba como se inscrever aqui!


Os humoristas gráficos devem enviar os seus trabalhos até dezembro de 2017. Confira aqui o regulamento e participe!


ver todos