SIBSIB

Entrevista com Bruno Porto

O NewSIB entrevistou Bruno Porto, um dos coordenadores do IllustraBrazil!
 
NewSIBComo surgiu a ideia do IB!China?

Bruno Porto – Surgiu na esteira do interesse que as artes gráficas brasileiras vem suscitando na Ásia através de eventos como a 9ª Bienal Brasileira de Design Gráfico – que foi vista por 200.000 pessoas em Pequim e Xangai em 2009 –, a mostra de cartazes “Descubra o Cinema Brasileiro” realizada dentro do 12th Shanghai International Film Festival 2007, e a itinerância da exposição DINGBATS BRASIL pela China e Vietnam nos últimos dois anos. Falar de Brasil hoje não causa o mesmo estranhamento que há cinco anos atrás, quando me mudei para Xangai. As principais revistas da área já abriram espaço para as artes gráficas brasileiras: nosso design foi tema de uma edição especial da Design 360º de Guangzhou; a Art & Design de Pequim já entrevistou Rico Lins, Guilherme Marcondes, Muti Randolph, Lobo e um especial sobre cartazes brasileiros; e a NewGraphic de Nanjing publica a cada duas edições quarenta páginas de projetos brasileiros, com portfólios de design e ilustração de Miran, Walter Vasconcelos, Marcelo Martinez, Lula Palomanes, Marcos Minini, Evelyn Grumach, Fabio Lopez, entre outros. Tony de Marco executou um painel de graffiti em uma galeria daqui durante a Expo 2010, e Kiko Farkas e eu já tivemos mostras individuais de cartazes em Nanjing e Xangai.

NewSIBComo será o evento?

Bruno Porto – Haverá uma exposição com trabalhos de mais de cem de profissionais brasileiros de ilustração publicitária e editorial, quadrinhos e animação, palestras e workshops em instituições de ensino chinesas, além de um seminário de negócios, promovendo a ilustração brasileira entre editoras, agências de publicidade e design, produtoras de animação e galerias. Vamos rodar um catálogo multilíngue que será distribuído gratuitamente e enviado a todas as Embaixadas e Consulados do Brasil pelo mundo. A intenção é levar para outros países esta exposição, que foi especialmente pensada “para exportação”. Enquanto o IlustraBrasil! registra anualmente o melhor da produção daquele período dos associados da SIB, este IllustraBrazil! é temático: os trabalhos expostos enfocam a imensa diversidade do nosso país através da representações da fauna, flora, música, crenças, arquitetura, literatura, folclore etc. Mais do que uma exposição de ilustração brasileira, é o Brasil visto através da ilustração. Isto aumenta o interesse e facilita parcerias que permitam sua realização no exterior. Por exemplo, já estamos procurando inserir-la na programação paralela de festivais brasileiros de cinema e animação que acontecerão em Pequim e Hanói no final deste ano, e uma itinerância latino-americana no ano que vem.

NewSIBQual o participação do Consulado-Geral do Brasil na realização do evento? Você poderia comentar um pouco a respeito do que foi necessário para realizar o evento?

Bruno Porto – O Consulado-Geral do Brasil em Xangai foi muito receptivo ao projeto, e trabalhamos juntos adequando a proposta da exposição e programando um seminário de negócios para que ele fosse aprovado pelo Ministério das Relações Exteriores. Assim, o MRE se tornou responsável pela maior parte dos custos para a realização do IB!China, além de viabilizar através do Consulado-Geral a tradução nas palestras, workshops e em todo material impresso. O Consulado-Geral também está contactando diversas entidades para viabilizarmos o seminário, como a Qatar Airlines, os consulados da China em São Paulo e Rio, a imprensa local e prospects de ilustração. Eles também divulgarão o IB!China entre a comunidade brasileira em Xangai e outras cidades chinesas. A idéia é conseguir que a imprensa dê um bom suporte à visitação, o seminário atraia pessoas relevantes para uma boa promoção dos ilustradores, e que o vernissage congregue também profissionais locais da ilustração, para que possamos trocar figurinhas e entender melhor aquele mercado.

NewSIBAlém de você, quem mais está envolvido na organização do IB!China? Como está sendo o processo de trabalho de vocês?

Bruno Porto – Todos no conselho estão discutindo questões relativas ao evento, do cronograma e relação ao IB!8 a grafia do título. Como havia uma preocupação com a pertinência dos trabalhos em relação ao tema e qualidade, houve uma triagem dos trabalhos enviados, que ficou a cargo de Orlando Pedroso, Marcelo Martinez, Rogério Soud e eu. Os dois primeiros arregaçarão as mangas e vem a Xangai montar a exposição e participar da maratona de palestras e workshops que faremos. A Cecília Esteves está fazendo a curadoria das animações que serão apresentadas na exposição e no seminário de negócios. O catálogo está a cargo do Martinez, que coordena as publicações da SIB, e o site será desenhado pelo Célius. No Consulado-Geral do Brasil em Xangai, o conselheiro Joel Sampaio tem se empenhado pessoalmente para que o evento seja bem sucedido, articulando aqueles contatos que mencionei anteriormente. O embaixador Marcos Caramuru de Paiva viu a repercussão da 9ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, classificada como a melhor exposição da  Shanghai International Creative Industry Week 2009, e ficou bastante satisfeito que possamos dar continuidade a presença do Brasil neste setor. A produção do IllustraBrazil! está a cargo do Braulio Flores, brasileiro que chegou aqui há dez anos para fazer a curadoria do festival de cinema de Taipei, e desde então vem trazendo para a Ásia exposições de artes plásticas e festivais de dança internacionais. Ele produziu as montagens da 9ª Bienal Brasileira de Design Gráfico e da DINGBATS BRASIL em Xangai e Pequim em 2009 e está negociando uma grande exposição da obra do Oscar Niemeyer para 2012. Temos também o apoio de empresas locais, como a grife Ala-Flow, que confeccionará camisetas deste IB!China para serem distribuídas aos estudantes chineses, sem esquecer a própria The Foundry Gallery, que disponibilizou sua equipe para a montagem e já garantiu quatro barris de chopp para o vernissage.
 
NewSIBVocê poderia fazer um comentário a respeito da importância deste evento e o que ele significa para os sócios da SIB que estão participando?

Bruno Porto – Diversos países estão procurando se fazer presentes na China, em busca de um vasto mercado ainda pouco explorado e de parceiros comerciais para suas indústrias criativas. O AIGA – American Institute of Graphic Arts está montando uma galeria em Pequim; a Holanda estabeleceu no ano passado o Dutch Design Workspace em Xangai com uma programação consistente de exposições, seminários, workshops e lançamentos de publicações que serve de suporte a suas empresas de design, arquitetura, publicidade e moda; a Finlândia organiza seminários e excursões de empresários de design, agências de ilustração e instituições de pesquisa e ensino superior de design junto à empresas chinesas.
O timing é muito bom, não só por estar acontecendo na sequência de eventos semelhantes, mas pela oportunidade da primeira incursão internacional da SIB acontecer justamente em um país com potencial de compra e desejo de consumo só comparáveis a curiosidade e à desinformação sobre o mundo ocidental. Afinal, o Brasil é a bola da vez desta década, com Copa do Mundo, Olimpíadas e uma crescente representatividade internacional em todos as áreas: cinema, moda, música, literatura, design arquitetônico e de mobiliário, publicidade.
Já escuta-se bossa nova e toma-se capirinha em praticamente todos os bons restaurantes ocidentais de Xangai, Pequim e Hong Kong, embora ninguém saiba que ambas são de origem brasileira. Da mesma forma, o mundo todo já consome nossas ilustrações, histórias em quadrinhos e animações, embora isso não esteja claro. O seminário que estamos preparando apresentará cases brasileiros bem sucedidos no exterior para sensibilizar este mercado quanto a estes serviços e produtos que oferecemos. Nesta era virtual em que vivemos hoje, chega a ser um belo diferencial um evento presencial bem estruturado, com um catálogo distribuído de forma gratuita e a possibilidade de interação ao vivo.

Comments are closed.

SIB NEWS

O autor-ilustrador Orlando Pedroso lança o livro GORDINHAS, com prefácio da cartunista e chargista Laerte. Dia 28/11, às 19h30 no Bar Genial, na Vila Madalena, na capital paulista. Convite feito!


O ilustrador, infografista e designer gráfico Caco Bressane atesta o quanto é enriquecedor colaborar com projetos profissionais que envolvem um time de colaboradores. Algumas dessas demandas podem fortalecer os…


Alexandre Rampazzo e Mauricio Negro convidam para o bate-papo e autógrafos dos respectivos lançamentos no sábado, 18/11, às 17h00, na 5º edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, na Faculdade Zumbi dos Palmares, na capital paulista. Às 14h00 Negro também participa da mesa “Depois que o Samba é Samba” com Paulo Lins, Martinho da Vila, João Batista de Medeiros Vargens e Duca Rachid, com mediação de Chiquinho de Assis. Compareça!


Exposição de artes gráficas na programação oficial do CEDHU Piracicaba. Artistas brasileiras e estrangeiras mostram suas produções no âmbito das comemorações e reflexões do Dia Internacional da Mulher. Inscrições abertas!


Que tal desenhar, escrever e um pouco mais enquanto se encanta pela paisagem da Chapada Diamantina? Confira aqui e veja como participar dessa rara experiência!


ver todos