SIBSIB

Balanço 18º Salão FNLIJ

Prezado Educador,

A 18ª edição do Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, uma realização da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), foi um sucesso e um ato de Resistência! Aproveitamos para partilhar um rápido balanço sobre o 18º Salão FNLIJ, considerando que você foi presença importante para atingirmos nossos objetivos.

De 8 a 19 de junho o Salão FNLIJ promoveu encontros, seminários, performances, exposições, concursos e leituras. Mesmo neste momento de crise em nosso país, enfrentando ainda drásticas reduções de recursos e apoios, o Salão FNLIJ se consagrou como foi pensado: uma Resistência em prol da cultura escrita – o livro, a literatura, a leitura e a biblioteca.

Nos 12 dias de atividades passaram pelo Centro de Convenções SulAmérica aproximadamente 25 mil pessoas, entre alunos e professores de escolas municipais, estaduais, federais e particulares do Rio de Janeiro e de outros municípios do estado, ONGs e projetos sociais, além de famílias e demais interessados em livros de literatura para crianças e jovens.

Foram 31 performances de ilustradores, 69 encontros com autores e 48 lançamentos. Estiveram presentes 37 editoras, que, mesmo em número menor do que nas edições de 2014 e 2015 (respectivamente 67 e 55), trouxeram lançamentos de grande qualidade.

A distribuição de livros na saída continuou um sucesso! Conseguimos manter o livro de presente para todas as crianças e jovens que visitaram o Salão, e foram distribuídos mais de 15 mil livros!

O país convidado foi a Espanha, com uma delegação de 13 pessoas que contou com premiados escritores e ilustradores, além de Teresa Colomer, especialista de renome mundial em leitura e literatura infantil e juvenil.

Na programação de encontros com autores, que têm como ideia central a valorização da leitura de livros de literatura, o Salão FNLIJ teve a presença de Ziraldo, Ana Maria Machado, Marina Colasanti, Lygia Bojunga e Pedro Bandeira, entre tantos outros, que trouxeram aos pequenos ouvintes, com seus professores e suas famílias, a profunda importância e o carinho pelos livros e pela leitura.

Já o Seminário Bartolomeu Campos de Queirós abordou os seguintes temas: a Literatura Infantil e Juvenil na Espanha, a Avaliação do 3º Concurso Escola de Leitores do Instituto C&A, os debates sobre o Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas do Rio de Janeiro (PMLLB), o Grupo de Trabalho do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) e, como todos os anos, a literatura indígena. Neste ano a série Encontros Paralelos FNLIJ/Petrobras, voltados para a formação de profissionais dedicados à Educação, ganhou em qualidade, variedade, frequência e participação, com aumento no número de encontros e de público adulto.

Esperamos contar com você no ano que vem, de 31 de maio a 11 de junho, quando acontecerá a 19º edição do Salão FNLIJ para Crianças e Jovens!

Cordialmente,

Elizabeth D’Angelo Serra

Secretária-Geral

Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ)

Comments are closed.

SIB NEWS

Para ilustradores, artistas plásticos e gráficos, estudantes, professores, arte-educadores e interessados em literatura para crianças e jovens. De 31/05 a 2/06, das 19h às 22h, no Espaço das Três, na capital paulista. Inscrições abertas até 29/05!


A autora e ilustradora brasileira foi premiada na categoria Purple Island, do Nami Concours 2017, pelo livro Sem fim (Positivo). Parabéns pela conquista!


A entrega dos certificados será durante a cerimônia de abertura do 19º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, em 21/06, no Rio de Janeiro. Parabéns a todos!


A Ajudaris, associação particular de carácter social (Registo de IPSS 06/09), de âmbito nacional, sem fins lucrativos, considerada de utilidade pública desde 2008. Desenvolve vários projetos de intervenção social com vista…


Após receber um total de 41 inscrições, a FNLIJ tem o prazer de divulgar a lista dos ilustradores e livros selecionados para a Bienal de Ilustrações Bratislava de…


ver todos