SIBSIB

1ª Bienal Internacional de Caricatura

CABECALHO

Charges e cartuns, que por dois séculos fizeram rir e dar o que falar, serão expostos a partir de 27 de novembro no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro. E também por todo o país, na primeira Bienal realmente nacional de cartunistas e caricaturistas brasileiros. A 1ª Bienal Internacional de Caricatura foi idealizada pelo caricaturista e historiador Luciano Magno, autor do livro História da Caricatura Brasileira, com o Apoio e Realização do Centro Cultural Justiça Federal, Museu Nacional de Belas Artes e de outras instituições culturais brasileiras. O evento pretende ser um dos maiores do mundo, com 30 mostras históricas e contemporâneas, com 40 programações no total. Artistas como Manoel de Araújo Porto-Alegre (patrono da caricatura brasileira), Calixto Cordeiro, Cavalcante, Cau Gomez, Glen Batoca, Hermé, Zé Andrade, e Alpino, entre outros, terão mostras individuais.

Estão também abertas, a cartunistas do mundo todo, as inscrições para o concurso da Mostra de Humor da 1a Bienal Internacional da Caricatura, que premiará os artistas vencedores nas categorias cartum, charge, caricatura, e escultura caricatural, com o Troféu SETH  – uma homenagem a um dos maiores caricaturistas brasileiros de todos os tempos: o Seth (Álvaro Marins) – feito especialmente pelo ilustrador, escultor e associado da SIB Genin Guerra.

O regulamento da “Mostra de Humor da 1a Bienal Internacional da Caricatura”, cuja inscrição vai até 14 de novembro de 2013 pelo correio (e 17 de novembro pela internet), pode ser acessado em aqui.

1ª Bienal Internacional de Caricatura

Até 12 de janeiro de 2014.

Centro Cultural Justiça Federal 

http://www.ccjf.trf2.gov.br

Av. Rio Branco, 241
Centro – Centro
Rio de Janeiro
(21) 3261-2550
Estação do Metrô da Carioca
* As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Comments are closed.

SIB NEWS

O autor-ilustrador Orlando Pedroso lança o livro GORDINHAS, com prefácio da cartunista e chargista Laerte. Dia 28/11, às 19h30 no Bar Genial, na Vila Madalena, na capital paulista. Convite feito!


O ilustrador, infografista e designer gráfico Caco Bressane atesta o quanto é enriquecedor colaborar com projetos profissionais que envolvem um time de colaboradores. Algumas dessas demandas podem fortalecer os…


Alexandre Rampazzo e Mauricio Negro convidam para o bate-papo e autógrafos dos respectivos lançamentos no sábado, 18/11, às 17h00, na 5º edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, na Faculdade Zumbi dos Palmares, na capital paulista. Às 14h00 Negro também participa da mesa “Depois que o Samba é Samba” com Paulo Lins, Martinho da Vila, João Batista de Medeiros Vargens e Duca Rachid, com mediação de Chiquinho de Assis. Compareça!


Exposição de artes gráficas na programação oficial do CEDHU Piracicaba. Artistas brasileiras e estrangeiras mostram suas produções no âmbito das comemorações e reflexões do Dia Internacional da Mulher. Inscrições abertas!


Que tal desenhar, escrever e um pouco mais enquanto se encanta pela paisagem da Chapada Diamantina? Confira aqui e veja como participar dessa rara experiência!


ver todos