SIBSIB

Processo de seleção

Objetivos da SIB

A Sociedade dos Ilustradores do Brasil tem como metas a busca pela excelência e profissionalismo, o acompanhamento das constantes oscilações de mercado, o respeito pelos direitos autorais dos ilustradores e a melhoria das relações comerciais, artísticas e burocráticas relacionadas à atividade. A SIB oferece informações técnicas, compartilha orientações e proporciona a interação entre diversos segmentos de atuação, clientes e ilustradores profissionais atuantes, de uma maneira inédita no Brasil. O ilustrador associado conta com tais benefícios diretos ou indiretos.

Inscrição no processo de seleção

A inscrição é feita pelo site e a partir do preenchimento da FICHA DE INSCRIÇÃO. Pelo envio da ficha subentende-se que o candidato leu e concordou integralmente com as especificações publicadas e disponíveis.

A inscrição é aberta somente a pessoas físicas. As fichas de inscrição em nome de estúdios, duplas ou coletivos de ilustradores serão recusadas.

Envio do material para avaliação

O candidato deve enviar 10 ilustrações cuidadosamente escolhidas para o conselho da SIB, das quais 5 ou mais devem ter sido utilizadas comercialmente (veiculadas, publicadas ou qualquer outro uso profissional). Para cada uma das 5 imagens solicita-se informar a mídia, a data de publicação e o respectivo cliente.

As ilustrações devem ser enviadas exclusivamente pela internet. A SIB não aceita receber originais, seja por sedex, correio ou qualquer outro meio de postagem. Não arca com custos de transporte e devolução. O material recebido pelo endereço eletrônico não será devolvido aos candidatos.

Critérios de avaliação

A curadoria da SIB segue os mais consagrados critérios de avaliação tradicional de arte: excelência, técnica, conceito, expressividade, originalidade, adequação, criatividade, histórico profissional e contribuição à categoria, não obrigatoriamente nessa ordem.

As decisões do conselho curador são irrevogáveis, e a SIB exime-se de fornecer justificativas particulares sobre o processo seletivo, exceto quando julgar pertinente ou for virtualmente necessário.

Análise dos candidatos

A banca examinadora é formada pelos conselheiros em exercício da SIB, todos ilustradores profissionais atuantes em diferentes segmentos.
 Um conselheiro coordenador organiza periodicamente as fichas de inscrição e as artes enviadas pelos candidatos e, em seguida, abre votação secreta online.

Todos ilustradores aceitos como associados da SIB terão os mesmos direitos e benefícios. Porém, uma ilustração de cada um dos melhores classificados será exibida randomicamente no slideshow da homepage.

Candidatos que tenham suas inscrições recusadas, ou que desejam fazer uma nova inscrição somente para ter o direito de exibir 1 ilustração de sua autoria no slideshow da homepage, podem submeter novos trabalhos para avaliação crítica 6 meses após a primeira tentativa. Para tanto, será necessário enviar 10 novas imagens para a votação, preferencialmente mais recentes e com solucionadas mais apuro .

Efetivação da associação

Cada candidato selecionado é avisado e recebe um login (de usuário) e um senha provisória por e-mail. O valor da contribuição anual – R$ 280,00 (duzentos e oitenta reais) – é o mesmo para todos associados, independente da classificação. O respectivo pagamento é feito pelo sistema PagSeguro, que oferece diferentes condições de pagamento.

O candidato aceito como associado precisa dar o seu ACEITE na mensagem automática. Receberá então um comunicado com orientações, login de usuário e senha provisória (que deve ser alterada após o primeiro acesso). Para efetuar sua contribuição anual à SIB, o associado deve acessar http://sib.org.br/assinatura/ e preencher os campos de email (o mesmo email cadastrado na SIB na ocasião da inscrição) e CPF. Em seguida, clicar no botão IR AO PAGSEGURO. Somente após a confirmação automática da transação gerada pelo PagSeguro, ou pelo envio do comprovante para contatosib@sib.org.br (opção boleto), será oficialmente considerado um ilustrador associado da SIB e poderá desfrutar dos benefícios oferecidos

Todos os associados têm o direito de expor até 5 ilustrações, que podem ser renovadas sempre que desejarem. Com os respectivos login (usuário) e senha os próprios associados administram e atualizam os seus respectivos dados cadastrais, link, email, telefone de contato e imagens do perfil público. Caso a contribuição anual estiver pendente, a exibição do perfil público do associado poderá ser temporariamente supensa no site da SIB, até a sua regularização.

Observação

O site da SIB é um portal aberto e público, livre e democrático, cujo conteúdo poder ser acessado por qualquer pessoa, inclusive de faixas etárias, extratos sociais e culturas distintas. A seleção das imagens a exibir deve ser feita com bom senso e sensibilidade. Caso haja alguma imagem considerada inadequada, entraremos em contato para juntos encontrarmos uma solução alternativa e amigável.

Contribuição anual

R$ 280,00 (duzentos e oitenta reais)

O pagamento da anuidade da SIB é feito pelo sistema Pag Seguro, via cartão de crédito.

O valor é o mesmo para todos os associados. Pode-se optar por débito em conta, valor parcelado em até 5 vezes, boleto, transferência etc.

Para efetuar sua contribuição anual à SIB, o associado deve acessar http://sib.org.br/assinatura/ e preencher os campos de email (o mesmo email cadastrado na SIB na ocasião da inscrição) e CPF. Em seguida, clicar no botão IR AO PAGSEGURO. Somente após a confirmação automática da transação gerada pelo PagSeguro, ou pelo envio do comprovante para contatosib@sib.org.br (opção boleto), será oficialmente considerado um ilustrador associado da SIB e poderá desfrutar dos benefícios oferecidos.

Se o associado desejar sair da SIB por algum motivo, não haverá devolução das contribuições. Pode-se enviar uma mensagem para o email contatosib@sib.org.br solicitando o pronto desligamento. De todo modo, o pefil público do associado será desligado, de maneira automática, caso o sistema não identifique a respectiva contribuição anual até o prazo estipulado.

Convênio SIB e Cosac Naify: um benefício aos associados 

Além das vantagens supracitados, todo ilustrador associado da SIB tem direito agora a um desconto variável (de 25% a 40%) nas compras de livros do catálogo da Cosac Naify. Para beneficiar-se do acordo firmado entre a SIB e a editora Cosac Naify, o associado precisa antes se cadastrar. Para tanto, deve clicar aqui: CADASTRO. Depois de preencher o cadastro, o associado receberá uma senha e poderá escolher as obras de seu interesse na COSAC NAIFY LOJA VIRTUAL.